Demandas feministas e posicionamento de marca: uma análise da comunicação das empresas Bombril, Risqué e Skol

Autores

  • Laura Máximo Teodoro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Christiane Pitanga Serafim da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X21541

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise do posicionamento das marcas Bombril, Risqué e Skol diante das demandas feministas atuais. Para tanto, foram analisadas campanhas de comunicação veiculadas por estas empresas no ano de 2015 e a resposta de suas assessorias à repercussão negativa das referidas propagandas. Tomando como base a Análise do Discurso, a pesquisa diagnosticou que as marcas analisadas adotam ideologias sexistas.

Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Assessoria de Imprensa; Comunicação Organizacional; representação feminina.

Demandas feministas y el posicionamiento de marca: un análisis de la comunicación de las empresas Bombril, Risqué y Skol

Resumen: Este artúclo se presenta un análisis del posicionamiento de la marca Bombril, Risqué y Skol bajo las actuales demandas feministas. Para ello, se analizaron campañas de comunicación hechas por estas empresas en 2015 y la respuesta de su consejero de prensa el impacto negativo de la publicidad. Con base en el análisis del discurso, la investigación concluye que las marcas analizadas adoptan ideologías sexistas.

Palabras Clave: Publicidad y Propaganda; Asesoria de Prensa; Comunicación Organizativa; representación femenina.

Feminist demands and brand positioning: communication analysis of the companies Bombril, Risqué and Skol

 Abstract: This article presents an analysis of the brand positioning of Bombril, Risqué and Skol under the current feminist demands. Fot this, were analyzed communication campaigns made by these companies in 2015 and the response of their communications departments to the negative impact of such advertisements. Based on the Discourse Analysis, the survey noted that the analyzed brands adopt sexist ideologies.

Keywords: Advertising and Publicity; Press Office; Corporate Communication; representation of women.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Máximo Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Christiane Pitanga Serafim da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Educação, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora assistente da Universidade Federal de Uberlândia (curso de Comunicação Social – Jornalismo).

Downloads

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Teodoro, L. M., & Silva, C. P. S. da. (2017). Demandas feministas e posicionamento de marca: uma análise da comunicação das empresas Bombril, Risqué e Skol. Cadernos De Comunicação, 21(1). https://doi.org/10.5902/2316882X21541

Edição

Seção

Artigos