IN-GAME ADVERTISING E ADVERGAME: FATORES QUE AFETAM O IMPACTO DA MENSAGEM NAS FERRAMENTAS DE ADVERGAMING

Authors

  • Izabella Bueno Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fábio Roberto Ferreira Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Admir Roberto Borges Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X12936

Abstract

In-game advertising e advergame: fatores que afetam o impacto da mensagem nas ferramentas de advergaming

Resumo: Tendo em vista o número incipiente de artigos sobre Advergaming, principalmente em periódicos nacionais, esse artigo busca contribuir para a melhor compreensão do tema e apresentar resultados de quatro estudos experimentais, selecionados de acordo com critérios metodológicos estruturados, sobre a efetividade e fatores que afetam a atitude em relação a In-game Advertising e Advergame, distinguindo essas duas ferramentas e refletindo sobre a construção orientada para efetividade das mesmas.

Palavras-chave: In-game Advertising, Advergame, Advergaming, Jogos, Web 2.0

In-game advertising and advergaming: the factors that affect the impact of the message in the advergaming tools

Abstract: Given the incipient number of Advergaming studies into national journals, this paper contributes to a better comprehension of the subject and present the results of four studies, which were selected according to structured methodological criteria on the message effectiveness and factors that affect the attitude towards In-game Advertisings and Advergames, distinguishing these two tools and reflecting on their construction-oriented effectiveness.

Keywords: In-game Advertising, Advergames, Advergaming, Games, Web 2.0

In-game advertising y advergaming: factores que afectan el impacto del mensaje en las herramientas advergaming

Resumen: Dado el número incipiente de estudios acerca del Advergaming en periódicos nacionales, este trabajo contribuye a una mejor comprensión de la materia y presenta los resultados de cuatro estudios, que fueron seleccionados de acuerdo a criterios metodológicos estructurados, sobre la eficacia del mensaje y de los factores que inciden en la actitud hacia el In-Advertising y el Advergame, distinguiendo estas herramientas y reflexionando sobre su eficacia.

Palabras clave: In-game Advertising, Advergame, Advergaming, Juegos, Web 2.0

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Author Biographies

Izabella Bueno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2012). Mestranda em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas (CEPEAD) em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Mercadologia e Administração Estratégica.

Fábio Roberto Ferreira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2009). Mestre e Doutorando em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas (CEPEAD) em Administração na UFMG, na linha de pesquisa Mercadologia e Administração Estratégica. Professor Substituto da UFMG.

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas (CEPEAD) em Administração na UFMG. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor (NECC) na UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Marketing e Estratégia (NUME) na UFMG.

Admir Roberto Borges, Universidade FUMEC

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade FUMEC.

Published

2015-03-02

How to Cite

Fernandes, I. B., Borges, F. R. F., Veiga, R. T., Gonçalves, C. A., & Borges, A. R. (2015). IN-GAME ADVERTISING E ADVERGAME: FATORES QUE AFETAM O IMPACTO DA MENSAGEM NAS FERRAMENTAS DE ADVERGAMING. Cadernos De Comunicação, 18(2). https://doi.org/10.5902/2316882X12936

Issue

Section

Artigos