EU TENHO A FORÇA: O PODER DAS FIGURAS RETÓRICAS NA PUBLICIDADE IMPRESSA

Autores

  • Celso Figueiredo Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria de Lourdes Bacha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sofia Derani Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X8958

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa empírica cujo objetivo foi verificar a efetividade das figuras retóricas na construção de mensagens publicitárias, a partir de dois grupos de doze anúncios com produtos desejáveis e indesejáveis. As respontas indiciam a ideia de que mais do que as marcas, os recursos retóricos utilizados tendem a ser determinantes nos índices de lembrança e desejo de compra dos produtos anunciados.

Palavras-Chave: Publicidade; retórica, comunicação, marcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Figueiredo Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

graduado em Comunicação Social pela ESPM, mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC, São Paulo. É professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editor da revista INOVCOM. Endereço: R. Jaricunas 242, Vila Romana - São Paulo – SP, CEP 05053-070. E-mail: kekofig@gmail.com

Maria de Lourdes Bacha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

graduada em Administração de Empresas (FEA USP), possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC SP), docente Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora do MACKPESQUISA e da FAPESP. Rua Francisco Perroti, 125 casa 02- SP. CEP 0553100.  E-mail mlbacha@gmail.com

Sofia Derani, Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP

Discente do curso de comunicação social, habilitação em Publicidade e Propaganda, Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Rua Cristiano Viana, 67 - casa 05. Pinheiros - São Paulo. CEP. 05411 000. E-mail sofiaderani@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

Figueiredo Neto, C., Bacha, M. de L., & Derani, S. (2013). EU TENHO A FORÇA: O PODER DAS FIGURAS RETÓRICAS NA PUBLICIDADE IMPRESSA. Cadernos De Comunicação, 17(1). https://doi.org/10.5902/2316882X8958

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa em Publicidade