Produção de conteúdo no Instagram como estratégia da marca pessoal dos empreendedores digitais em relações públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X70989

Palavras-chave:

Empreendedorismo em relações públicas, Marca pessoal, Produção de conteúdo no Instagram

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo a produção de conteúdo no Instagram como estratégia da marca pessoal dos empreendedores digitais em relações públicas. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo e para o procedimento de coleta de dados foi aplicada a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada com o CONRERP 4ª região e com profissionais de relações públicas formados em SC e RS, que utilizam a produção de conteúdo nos seus perfis do Instagram como estratégia de marca pessoal. Foram entrevistadas cinco profissionais de relações públicas, e todas afirmaram que a marca pessoal e a produção de conteúdo no Instagram são importantes para os empreendedores em relações públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pinheiro, Univali

Acadêmica do 8° período do Curso de Relações Públicas na UNIVALI.

Danielle Antunes de Oliveira, Univali

Danielle Antunes de Oliveira
Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville -PPGPCS. Bacharel em Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas pela UFRGS; Docente em cursos de Graduação e Pós-graduação da Univali (Itajaí) e Ielusc (Joinville).

Referências

ABREU, Leandro. Os 5 principais modelos de negócios digitais para você investir. 2019. Rock Content. Disponível em:https://rockcontent.com/br/blog/modelos-de-negocios-digitais/. Acesso em: 31 mar. 2022.

AGUIAR, Alessandra; MARTINS, Marina Soares. Empreendedorismo jovem na comunicação: um guia de criação e gestão de um negócio na área de comunicação organizacional. Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3PiRRV5. Acesso em: 02 abr. 2022

ALF, Guilherme. Oportunidades para abrir o seu negócio em RP. 2016. Blog Todo Mundo Precisa De Um RP. Disponível: http://blogrp.todomundorp.com.br/2016/09/negocio-em-rp/. Acesso em: 02 abr. 2022.

BARBOSA, Nickolas Hoffmann. Ensino empreendedor: como inserir os conceitos do empreendedorismo na formação do relações públicas. Curitiba, 2018. Disponível em: https://bit.ly/39jQDs8. Acesso em: 12 mar. 2022.

BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. 12. ed. São Paulo: Integrare Editora, 2009. 272 p.

CARVALHO, Aline. Descubra como aumentar o engajamento no Instagram com 15 dicas que funcionam! 2021. Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/engajamento-instagram. Acesso em: 09 abr. 2022.

CESA, Betina Angélica. Empreendedorismo na comunicação: um mundo de oportunidades. Ijuí, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3Lft4Ot. Acesso em: 12 mar. 2022.

DÂMASO, Susana. Marca Pessoal: construção e validação de uma escala. 2018. 99 f. Tese (Doutorado), Ipam, Lisboa, 2018. Disponível em: https://bit.ly/39mRwAA. Acesso em: 05 abr. 2022.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FARIA, Francielly Alves; SILVA, Jacqueline Souza Barbosa da. O Instagram como ferramenta para construção da marca pessoal: um estudo de caso com influencers de Curitiba. Ciência da Sabedoria: FaCiência, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/15/12. Acesso em: 21 abr. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 27.

JOVANA, Samanta. Personal Branding e Marca Pessoal: entenda a diferença entre os conceitos. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3M9S8rF. Acesso em: 03 abr. 2022.

LORENZONI, Fernanda Feuerborn. Maquia-me: o personal branding sob a visão de influenciadoras do segmento da maquiagem profissional de porto alegre, presentes no instagram.. 2019. Curso de Relações Públicas, UFRGS, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3mDR6ZF. Acesso em: 17 maio 2022.

MAIA, Joice Cristina Matildes. O Instagram como estratégia de comunicação. Mariana-MG, 2021. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3598. Acesso em: 20 mar. 2022.

MARQUES, Vanessa. Como criar uma marca pessoal nas redes sociais: instruções passo a passo. Instruções passo a passo. 2020. Disponível em: https://bit.ly/38jcMHf. Acesso em: 09 abr. 2022.

MEDEIROS, Felipe. O indivíduo como marca: a aproximação entre as relações públicas e o personal branding. 2016. 12 f. Curso de Relações Públicas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0774-1.pdf. Acesso em: 17 maio 2022.

PEIXOTO, José Dakson De Oliveira. Marketing Pessoal como estratégia de competitividade para jovens empresários do Estado do Ceará. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 02, Vol. 04, pp. 14-46. Fevereiro de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3FIen5B. Acesso em: 09 abr. 2022.

PEREIRA, Jaiane; BERNARDO, Adriana. Empreendedorismo Digital: estudo do projeto negócios digitais desenvolvido pelo sebrae-pr em maringá. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37, p. 293, 30 nov. 2016. Editora Unijui. Disponível em: https://bit.ly/3PkXgLC. Acesso em: 31 mar. 2022.

ROCHA, Isabel. Empreendedorismo no Brasil dispara; é hora de abrir o próprio negócio? 2021. Disponível em: https://bit.ly/39h00J8. Acesso em: 24 mar. 2022.

SANTANA, Leia. Produção de conteúdo: conheça a importância para sua estratégia de marketing. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Pk0xKY. Acesso em: 09 abr. 2022.

SEBRAE. Empreendedorismo e inovação. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3wb6DGe. Acesso em: 24 mar. 2022.

SILVA, Camila. Os desafios de empreender em comunicação. 2021. Disponível em: https://www.knewin.com/blog/os-desafios-de-empreender-em-comunicacao/. Acesso em: 03 abr. 2022.

SILVA, Dhiego Abnner de Medeiros. Análise da utilização do Instagram como uma ferramenta viável de empreendedorismo: um estudo de caso com empresas potiguares. 2019. 13 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência e Tecnologia, Ufersa/Angicos, Angicos, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3NexuGL. Acesso em: 09 abr. 2022.

SIQUEIRA, André. Marketing de Conteúdo. 2021. Disponível em: https://bit.ly/37GBwst. Acesso em: 09 abr. 2022.

SOUZA, Laura Oliveira; ANDRES, Fernanda Sagrilo. Relações Públicas e empreendedorismo digital: um olhar disruptivo. Santana do Livramento-RS, 2018. Disponível em: https://bit.ly/37P3N0a. Acesso em: 15 mai. 2022.

STUMPF, Ida Regina C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, José; BARROS, Antonio. Métodos e

técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016

VALIATI, Vanessa Amália; FALEIRO, Luiz Guilherme; QUADRO, Kamille Ricielle. Seja um pato: características da produção de conteúdo do instagram tudo orna. 2020. 20 f. Tese (Doutorado) - Cambiassu, Novo Hamburgo, 2020. Disponível em: https://bit.ly/37Lt77i. Acesso em: 09 abr. 2022.

VASCONCELOS, Esther. Marketing Pessoal: essencial para o empreendedorismo digital. 2020. Disponível em: https://bit.ly/39eAdBu. Acesso em: 09 abr. 2022.

VIEIRA, Dimitri. Personal Branding: o que é, a importância de estabelecer sua marca pessoal. 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/talent-blog/personal-branding/. Acesso em: 25 mar. 2022.

VIEK, Daniela. A marca pessoal do empreendedor. 2021. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-marca-pessoal-do-empreendedor. Acesso em: 25 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Pinheiro, A., & Antunes de Oliveira, D. (2023). Produção de conteúdo no Instagram como estratégia da marca pessoal dos empreendedores digitais em relações públicas. Cadernos De Comunicação, 27(1). https://doi.org/10.5902/2316882X70989

Edição

Seção

Artigos