#Participe: a interatividade do fazer televisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X29488

Resumo

Este estudo, tomando como ponto de partida o papel da televisão frente a nova realidade oferecida por outros dispositivos e plataformas, busca investigar o fenômeno da interatividade, entre emissora e público, que contamina o fazer televisual no país, a partir das três temporadas dos programas SuperStar e MasterChef.

Palavras-chave: estratégia; interatividade; mídia televisual; prática interativa; texto de segunda tela.


#Participe: la interactividad del hacer televisual

Resumen: El estudio, tomando como punto de partida el papel de la televisión frente a la nueva realidad ofrecida por otros dispositivos y plataformas, busca investigar el fenómeno de la interactividad, entre emisora y público, que contamina el hacer televisión en el país, a partir de las tres temporadas de los programas SuperStar y MasterChef.

Palabras clave: estrategia; interactividad; medios de comunicación; práctica interactiva; texto de segunda pantalla.


#Participate: the interactivity of the televisual

Abstract: Taking as the start point the role of TV in face of this new reality established for other devices and platforms, this study seeks to investigate the phenomenon of interactivity between broadcaster and public that contaminates the audiovisual production in Brazil, focusing on the three seasons of the program Master Chef and the program Superstar.

Keywords: strategy; Interactivity; TV media; Interactive practice; Second screen text.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa

Mestra e Doutora em Comunicação pela UFSM.

Docente na Universidade Federal do Pampa. 

Maria Lília Dias de Castro, UFSM

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Docente na Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação Televisual" – COMTV

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Andres, F. S., & Castro, M. L. D. de. (2017). #Participe: a interatividade do fazer televisual. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X29488

Edição

Seção

Comunicação de Resultados de Pesquisa