#IMPEACHMENT E #FORADILMA: A EMOÇÃO EM 140 CARACTERES

Autor/innen

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Università degli Studi di Messina Centro Universitário Campos de Andrade
  • Doacir Gonçalvez de Quadros Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter)
  • Romer Mottinha Santos Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X24151

Abstract

Neste artigo mensuramos as frequências de publicações das hashtags #Impeachment e #ForaDilma, no período de março de 2015 a julho de 2016, totalizando 449 dias de análise, e identificamos 60 outras hashtags favoráveis à saída da Presidente Dilma no período. Conclui-se que a internet e suas novas mídias sociais – como é o caso do Twitter – tendem a privilegiar a sedução e a emoção para atrair os receptores das mensagens.

Palavras-chave: Impeachment. Dilma Rousseff. Hashtags. Twitter.

 

#IMPEACHMENT E #FORADILMA: La emoción en 140 caracteres

Resumen:En este trabajo medimos las frecuencias de las publicaciones de los hashtags #Impeachment y #ForaDilma en el período de marzo de 2015 a julio de 2016 totalizando 449 días de análisis y también se identificaron 60 otros hashtags favorables a la salida de la Presidenta Dilma en el período. Se concluye que Internet y sobre todo las redes sociales – como es el caso de Twitter – tienden a privilegiar la seducción y la emoción para atraer a los destinatarios de los mensajes.

Palabras-llave: Impeachment. Dilma Rousseff. Hashtags. Twitter


#IMPEACHMENT AND #FORADILMA: THE EMOTION IN 140 CHARACTERS

Abstract: In this work we measure the frequencies of publications of the hashtags #Impeachment and #ForaDilma in the period of March 2015 to July 2016 totaling 449 days of analysis and identifying 60 other hashtags favorable to the departure of President Dilma in the period. It is concluded that the Internet and its new social media – as is the case of Twitter – is inclined to favor seduction and emotion to attract the recipients of messages.

Keywords: Impeachment. Dilma Rousseff. Hashtags. Twitter.



Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Università degli Studi di Messina Centro Universitário Campos de Andrade

Pós-doutorando do Dipartimento di Giurisprudenza da Università degli Studi di Messina. Doutor em Psicologia Social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy. Professor do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Doacir Gonçalvez de Quadros, Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Curso de Ciência Política e do Programa do Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter).

Romer Mottinha Santos, Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter)

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do grupo de pesquisa Elites Políticas, Comunicação e Políticas Públicas do Centro Universitário Internacional de Curitiba (Uninter)

Veröffentlicht

2017-11-10

Zitationsvorschlag

Moraes, T. P. B. de, Quadros, D. G. de, & Santos, R. M. (2017). #IMPEACHMENT E #FORADILMA: A EMOÇÃO EM 140 CARACTERES. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X24151

Ausgabe

Rubrik

Artigos