A Escola São Carlos de Dona Francisca (RS): memória, arquitetura e projeto de revitalização de um patrimônio histórico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X93110

Palavras-chave:

Patrimônio escolar, Arquitetura histórica, Irmãs Palotinas

Resumo

Este artigo analisa a trajetória histórica, arquitetônica e cultural da Escola São Carlos, localizada em Dona Francisca (RS), como patrimônio educativo e religioso. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e documental, ancorada em fontes históricas, documentais e análise do projeto arquitetônico de restauração contextualizando a construção da escola em 1934 e administrado pela Congregação das Irmãs Palotinas, seu papel como internato, sua decadência após a abertura de uma escola estadual e posterior incêndio em 1990 e a atual proposta de revitalização do prédio como Centro Cultural. O estudo evidencia o valor simbólico da edificação para a comunidade, destacando a importância de sua preservação como elemento de identidade local. Por meio da análise da memória coletiva e dos aspectos arquitetônicos ainda preservados, defende-se a relevância da escola como marco histórico que merece reconhecimento e proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simara Saquet Schio, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Patrimônio Cultural, pela UFSM; Especialização em Educação Ambiental, pela UFSM; Especialização em Educação, pelo IFSul; Especialização em Gestão Educacional, pela UFSM; Graduação em Geografia, pela UFN; Vereadora reeleita (Progressistas), no município de Dona Francisca, RS; Membro titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, UFSM.

Caryl Eduardo Jovanovich Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Dr. Arquiteto - Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia - Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Professor Titular; Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural - CCSH/UFSM; Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação  em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo - CAU/CT/UFSM - Brasil

Referências

BORTOLIN, A. C. C.; RECK, D. N. Escola São Carlos de Dona Francisca: O Berço das Irmãs Palotinas do Brasil. II Seminário Internacional Gestão Integrada do Patrimônio Cultural: Humanidades, Sociedade, Saúde e Ambiente. Pelotas, RS, p. 525, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gipc-morroredondo/publicacoes/. Acesso em: 05 out. 2025.

FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEMOS, Carlos A. C. Cobogó: arquitetura e clima. São Paulo: Edusp, 1995.

MARIN, A.; ALÉSSIO, A. M. Congregação do Apostolado Católico – Irmãs Palotinas: uma caminhada de fé e coragem. Porto Alegre: Editora Palotti, 1995.

RECK, D. N. Patrimônio posto à mesa: a culinária das comunidades de Dona Francisca, RS. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/27883. Acesso em: 12 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Schio, S. S., & Lopes, C. E. J. (2025). A Escola São Carlos de Dona Francisca (RS): memória, arquitetura e projeto de revitalização de um patrimônio histórico escolar. Cadernos De Comunicação, 29, e93110. https://doi.org/10.5902/2316882X93110