A Escola São Carlos de Dona Francisca (RS): memória, arquitetura e projeto de revitalização de um patrimônio histórico escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X93110Palavras-chave:
Patrimônio escolar, Arquitetura histórica, Irmãs PalotinasResumo
Este artigo analisa a trajetória histórica, arquitetônica e cultural da Escola São Carlos, localizada em Dona Francisca (RS), como patrimônio educativo e religioso. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e documental, ancorada em fontes históricas, documentais e análise do projeto arquitetônico de restauração contextualizando a construção da escola em 1934 e administrado pela Congregação das Irmãs Palotinas, seu papel como internato, sua decadência após a abertura de uma escola estadual e posterior incêndio em 1990 e a atual proposta de revitalização do prédio como Centro Cultural. O estudo evidencia o valor simbólico da edificação para a comunidade, destacando a importância de sua preservação como elemento de identidade local. Por meio da análise da memória coletiva e dos aspectos arquitetônicos ainda preservados, defende-se a relevância da escola como marco histórico que merece reconhecimento e proteção.
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Referências
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