ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS

Autores

  • Roberta Farencena de Arruda Universidade Federal de Santa Maria
  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X8996

Resumo

O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.

Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas sociales

Resumen

El artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.

Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdad

Between appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaigns

Abstract

The article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees.

 Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Farencena de Arruda, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Comunicação pelo POSCOM/UFSM

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Arruda, R. F. de, & Oliveira-Cruz, M. C. B. F. de. (2014). ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS. Cadernos De Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.5902/2316882X8996

Edição

Seção

Artigos