ENTRE A APROPRIAÇÃO E A RESISTÊNCIA: O CONSUMO, A SOLIDARIEDADE E A DESIGUALDADE SOCIAL OBSERVADOS PELOS RECEPTORES DE CAMPANHAS SOCIAIS

Roberta Farencena de Arruda, Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz

Resumo


O artigo é fruto de um estudo de caso, que buscou entender como as representações de consumo, solidariedade e desigualdade social são percebidas por sujeitos de diferentes classes sociais, através da recepção da campanha People in Need. Como resultado, foi possível perceber o habitus de classe (BOURDIEU, 2008) como um elemento definidor para a distinção das trajetórias de vida e as respectivas interpretações dos entrevistados.

Entre la apropiación y la resistencia: el consumo, la solidaridad y la desigualdad social observados por los destinatarios de las campañas sociales

Resumen

El artículo es fruto de un estudio, que buscó entender como las representaciones del consumo, solidaridad y desigualdad social, son percibidas por sujetos de diferentes clases sociales, a través de la recepción de la campaña People in Need. Como resultado, fue posible percibir el habitus de clase (BOURDIEU, 2008), como un elemento definidor para la distinción de las trayectorias de vida y las respectivas interpretaciones de los entrevistados.

Palabras Clave: recepción; publicidad; consumo; solidaridad; desigualdad

Between appropriation and resistance: consumption, solidarity and social inequality observed by the receivers of social campaigns

Abstract

The article is the result of a case study, that searched to understand how representations of consumption, solidarity and social inequality are perceived by individuals from different social classes, through the reception of the People in Need campaign. As a result, it was possible to notice the class habitus (BOURDIEU, 2008) as a defining element for the distinction of the life trajectory and respective interpretations of the interveiwees.

 Keywords: reception; advertising; consumption; solidarity; inequality



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X8996



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.