MÍDIA, SUBJETIVAÇÃO E CONSUMO DE NOTÍCIAS EM SITES DE REDES SOCIAIS

Gabriela da Silva Zago

Resumo


O trabalho promove uma discussão acerca do consumidor contemporâneo de notícias, a partir das relações que se estabelecem entre o sujeito e a mídia no contemporâneo. Toma-se como ponto de partida o processo de subjetivação, buscando relacionar com autores contemporâneos que discutem o papel da mídia na subjetivação. O consumo de notícias é discutido em especial a partir das particularidades de um canal específico: os sites de redes sociais.

Palavras-chave: subjetivação; mídia; consumo; notícia; sites de redes sociais.

 

Resumen

El trabajo promueve una discusión sobre el consumidor contemporáneo de noticias, a partir de las relaciones que se establecen entre el sujeto y los medios de comunicación en la contemporaneidad. El proceso de subjetivación es tomado como punto de partida, tratando de relacionar a los autores contemporáneos que discuten el papel de los medios en la subjetividad. El consumo de noticias es tratado, en especial, a partir de las particularidades de un canal específico: los sitios de redes sociales.

 

Palabras clave: subjetividad; medios de comunicación; consumo; noticia; sitios de redes sociales.

 

Abstract

The paper promotes a discussion on the contemporary news consumer, from the relationships that can be established between the subject and the media in the present-day. We take as a starting point the subjectivity process, aiming to relate to contemporary authors that discuss the role of media in subjectivity. News consumption is discussed especially from the particularities of a specific channel: social network sites.

 

Keywords: subjectivity; media; consumption; news; social network sites.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X8560



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.