Gerenciamento comparativo da comunicação de empresas no Brasil, América Latina e o mundo no Facebook

Ileana Zeler

Resumo


As redes sociais são ferramentas de comunicação importantes para as organizações. A presença ativa e profissional nestes espaços permite reforçar os laços entre as organizações e os públicos. Assim, este estudo fornece uma análise do gerenciamento comunicativo das principais empresas brasileiras no Facebook em comparação com outras da América Latina e globais. A amostra incluiu 189 empresas e a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo baseada na presença e interação em redes sociais. Os resultados revelaram que as empresas brasileiras se comunicam de maneira semelhante às empresas globais. De modo geral, identifica-se que o uso do Facebook como uma ferramenta informativa com poucas estratégias para interação com os públicos.

Palavras-chave


comunicação organizacional, comunicação digital, Facebook, interação

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


Abitbol, A., & Lee, S. Y. (2017). Messages on CSR-dedicated Facebook pages: What works and what doesn’t. Public Relations Review, 43(4), 796-808. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2017.05.002

Aced-Toledano, C., & Lalueza, F. (2018). Monologues in the conversational era: Assessing the level of dialogic communication that big firms are reaching on social medi. El Profesional de la Información, 27(6), 1270. https://doi.org/10.3145/epi.2018.nov.10

Baruah, T. D. (2012). Effectiveness of Social Media as a tool of communication and its potential for technology enabled connections: A micro-level study. International Journal of Scientific and Research Publications, 2(1), 1-10. https://doi.org/ISSN 2250-3153

Capriotti, P., Carretón, C., & Castillo, A. (2016). Testing the level of interactivity of institutional websites: From museums 1.0 to museums 2.0. International Journal of Information Management, 36(1), 97-104. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2015.10.003

Capriotti, P., & Losada-Díaz, J. C. (2018). Facebook as a dialogic communication tool at the most visited museums of the world. El Profesional de la Informacion, 27(3).

Carim, L., & Warwick, C. (2013). Use of social media for corporate communications by research-funding organisations in the UK. Public Relations Review, 39(5), 521-525. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2013.08.006

Castro, A., & Vega, F. (2018). El Estado de Social Media en América Latina. comSCORE. Recuperado de https://www.comscore.com/

Cho, M., Schweickart, T., & Haase, A. (2014). Public engagement with nonprofit organizations on Facebook. Public Relations Review, 40(3), 565-567. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.01.008

Chung, A. Q. H., Andreev, P., Benyoucef, M., Duane, A., & O’Reilly, P. (2017). Managing an organisation’s social media presence: An empirical stages of growth model. International Journal of Information Management, 37(1), 1405-1417. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2016.10.003

Devaney, E. (2015). Social Media Benchmarks Report • 2015. Recuperado de https://cdn2.hubspot.net/hub/53/file-2415418647-pdf/00-OFFERS-HIDDEN/social-media-benchmarks-2015.pdf?t=1423113374840

Estudio de Comunicación. (2017). Presencia de las empresas del Ibex 35 en el entorno digital. Tercera edición. Recuperado 21 de febrero de 2017, de http://www.estudiodecomunicacion.com/extranet/portfolio-view/presencia-de-las-empresas-del-ibex35-en-el-entorno-digital/

Fuentes Fernández, R. (2018). Responsabilidad Social de las empresas vitivinícolas desde la gestión de la información en RRSS. Razon y palabra, 22(3), 215-236.

Gonçalvez Pereira, H., Salgueiro, M. de F., & Mateus, I. (2014). Say yes to Facebook and get your customers involved ! Relationships in a world of social networks. Business Horizons, 57, 695-702. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.07.001

Huang, Y.-C., Lin, Y., & Saxton, G. D. (2016). Give Me a Like: How HIV/AIDS Nonprofit Organizations Can Engage Their Audience on Facebook. AIDS Education and Prevention, 28(6), 539-556. https://doi.org/10.1007/s10551-015-2769-z.For

Jo, S., & Kim, Y. (2003). The Effect of Web Characteristics on Relationship Building. Journal of Public Relations Research, 15(3), 199-223. https://doi.org/10.1207/S1532754XJPRR1503_1

Kaushik, A. (2011). Best social media metrics: Conversation, amplification, applause, economic value. Recuperado 10 de marzo de 2017, de http://www.kaushik.net/avinash/best-social-media-metrics-conversation-amplification-applause-economic-value/

Kemp, S. (2018). DIGITAL IN 2018: WORLD’S INTERNET USERS PASS THE 4 BILLION MARK. Recuperado 20 de mayo de 2018, de https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018

Linke, A., & Zerfass, A. (2012). Future trends in social media use for strategic organisation communication : Results of a Delphi study. Public Communication Review, 2(2), 17-29. Recuperado de https://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/pcr/article/viewFile/2736/3026

Losada-Díaz, J. C., & Capriotti, P. (2015). La comunicación de los museos de arte en Facebook: comparación entre las principales instituciones internacionales y españolas. Palabra Clave, 18(3), 889-904. https://doi.org/10.5294/pacla.2015.18.3.11

Narayanan, M., Asur, S., Nair, A., Rao, S., Kaushik, A., Mehta, D., … Lalwani, R. (2012). Social media and business. Vikalpa: The Journal for Decision Makers, 37(4), 69-111. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2015.12.006

RivalIQ. (2018). 2018 Social Media Trends Benchmark Report. Recuperado de https://get.rivaliq.com/hubfs/eBooks/Rival_IQ_2018_Social_Media_Benchmark_Report.pdf?submissionGuid=5aa5c934-e84c-4771-8f86-f1ee5e90b7e8

Rodríguez Fernández, Ó. (2012). Facebook. Aplicaciones profesionales y de empresa. (A. Multimedia, Ed.). Madrid: Anaya Multimedia.

Sennes, R. (2013). La inserción económica internacional de Brasil: desafíos del Gobierno de Dilma Rousseff Brazil’s international economic placement : CIDOB d’afers internacionals, 97-98(abril 2012), 151-173.

Statista. (2017a). Average number of weekly posts on social media in the U.S. 2015. Recuperado 15 de mayo de 2017, de https://www.statista.com/statistics/620974/average-number-brand-posts-social-media/

Statista. (2017b). Penetration of leading social networks in Brazil as of 4th quarter 2017. Recuperado de https://www.statista.com/statistics/284424/brazil-social-network-penetration/

Sundstrom, B., & Levenshus, A. B. (2017). The art of engagement: dialogic strategies on Twitter. Journal of Communication Management, 21(1), 17-33. https://doi.org/10.1108/JCOM-07-2015-0057

Tench, R., Moreno, Á., Navarro, C., & Zerfass, A. (2015). Does social media usage matter? How communicators perceive and practice digital communications. Public Relations Review, 41, 242-253. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.12.006

Wissen, N. Van. (2017). Building Stakeholder Relations Online : How Nonprofit Organizations Use Dialogic and Relational Maintenance Strategies on Facebook. Communication Management Review, 2(April), 54-74. https://doi.org/10.22522/cmr20170119

Wright, D. K., & Drifka Hinson, M. (2017). Tracking How Social and Other Digital Media are Being Used in Public Relations Practice : A Twelve-Year Study. Public Relations Journal, 11(1). Recuperado de https://prjournal.instituteforpr.org/wp-content/uploads/PRJ-2017-Wright-Hinson-2-1.pdf

Zeler, I., & Capriotti, P. (2017). Facebook como herramienta de Relaciones Públicas en las empresas: Información de negocios y de RSE en las empresas con mejor reputación a nivel mundial. Revista Internacional de Relaciones Públicas, VII(14), 145-164. https://doi.org/10.5783/RIRP-14-2017-09-145-164




DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X43891

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.