Práticas de letramento e compreensão leitora na escola: a multimodalidade em perspectiva

Briane Schmitt, Ernani Cesar de Freitas, Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves

Resumo


Este estudo propõe-se a compreender e analisar textos multimodais que permeiam as interações comunicativas em sociedade, focando especialmente na maneira como a instituição escolar os maneja e os apresenta aos alunos. O principal objetivo da pesquisa é entender de que maneira o processo de compreensão textual multimodal é realizado pelos estudantes, para que desse estudo possamos pensar formas mais eficazes de trabalhar a multimodalidade.

Palavras-chave: Gêneros do Discurso; Multimodalidade; Compreensão leitora; Letramento

Practicas de letramento y comprensión lectora en la escuela: la multimodalidad en perspectiva

Resumen: Esto estudio tiene como objetivo comprender y analizar textos multimodales que involucran las interacciones comunicativas en la sociedad, centrándose sobre todo en cómo la escuela los administra y presenta a los estudiantes. El objetivo principal de la investigación es entender cómo los estudiantes realizan el proceso de comprensión de textos multimodales, por lo que este estudio puede proponer formas más eficientes de trabajar multimodalidad en clase.

Palabras clave: Géneros de Discurso; Multimodalidad; Comprensión lectora; Letramento.

Practices of literacy and understanding reader at school: the multimodality in perspective

Abstract: This research wants to understand and analyze the multimodal texts that permeate the communicative interactions in society, focusing especially on how the educational institution manages and introduces it to the students. The main objective of the research is to understand how the multimodal text comprehension process is accomplished by the students, so this study can enable us to create more effective ways of working multimodality. 

Key-words: discourses genres, multimodality, reader comprehension, literacy.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X25011



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.