O museu virtual de Ouro Preto (MG) como ferramenta de comunicação turística para a destinação

Autores

  • Brendo Rodrigues dos Santos
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X22791

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar a temática dos museus virtuais, acarretando uma análise de como essas plataformas podem ser utilizadas para a comunicação turística dos destinos. Para a obtenção dos dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, além de se realizar o estudo de caso de um museu virtual consolidado. Evidenciou-se que os museus virtuais podem ser utilizados para a promoção dos destinos turísticos, mesmo que indiretamente.

Palavras-Chave: Museus Virtuais; Comunicação Turística; Promoção dos Destinos


The virtual museum of Ouro Preto (MG) as a tool of tourist communication for the destination

Resume: This article aims to address the theme of virtual museums, resulting in an analysis of how these platforms can be used for communication tourist of the destinations. To obtain the data, the bibliographic research was used, in addition to accomplish the case study of a consolidated virtual museum. It was evident that virtual museums can be used for the promotion of tourist destinations, even if indirectly.

Keywords: Virtual Museums; Tourist communication; Promotion of the Destinations


El museo virtual de Ouro Preto (MG) como herramienta de comunicación turística para la asignación

Resumen: En este artículo se propone estudiar la temática de los museos virtuales y, por consiguiente, presentar un análisis de cómo estas plataformas pueden ser utilizadas para la comunicación turística de los destinos. Para obtener los datos, fue empleada la investigación bibliográfica, además de realizar el estudio de caso de un determinado museo virtual consolidado. Por lo tanto, se constató que los museos virtuales pueden ser usados para la promoción de los destinos turísticos, aunque de manera indirecta.

Palabras clave: Museos Virtuales; Comunicación Turística; Promoción de los Destinos





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Biografia do Autor

Brendo Rodrigues dos Santos

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Ex-Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial).

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI - Universidade Federal do Piauí (Parnaíba) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade do Estado do Ceará). Endereço para correspondência: Av. São Sebastião, 2819 (Bairro Reis Veloso). CEP: 64202-020 – Parnaíba – Piauí (Brasil). Telefone (+55 86 33235299).

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Publicado

2016-11-02

Como Citar

Santos, B. R. dos, & Perinotto, A. R. C. (2016). O museu virtual de Ouro Preto (MG) como ferramenta de comunicação turística para a destinação. Cadernos De Comunicação, 20(3). https://doi.org/10.5902/2316882X22791

Edição

Seção

Dossiê temático: Comunicação, Cultura e Turismo