O museu virtual de Ouro Preto (MG) como ferramenta de comunicação turística para a destinação

Brendo Rodrigues dos Santos, André Riani Costa Perinotto

Resumo


O presente artigo tem por objetivo abordar a temática dos museus virtuais, acarretando uma análise de como essas plataformas podem ser utilizadas para a comunicação turística dos destinos. Para a obtenção dos dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, além de se realizar o estudo de caso de um museu virtual consolidado. Evidenciou-se que os museus virtuais podem ser utilizados para a promoção dos destinos turísticos, mesmo que indiretamente.

Palavras-Chave: Museus Virtuais; Comunicação Turística; Promoção dos Destinos


The virtual museum of Ouro Preto (MG) as a tool of tourist communication for the destination

Resume: This article aims to address the theme of virtual museums, resulting in an analysis of how these platforms can be used for communication tourist of the destinations. To obtain the data, the bibliographic research was used, in addition to accomplish the case study of a consolidated virtual museum. It was evident that virtual museums can be used for the promotion of tourist destinations, even if indirectly.

Keywords: Virtual Museums; Tourist communication; Promotion of the Destinations


El museo virtual de Ouro Preto (MG) como herramienta de comunicación turística para la asignación

Resumen: En este artículo se propone estudiar la temática de los museos virtuales y, por consiguiente, presentar un análisis de cómo estas plataformas pueden ser utilizadas para la comunicación turística de los destinos. Para obtener los datos, fue empleada la investigación bibliográfica, además de realizar el estudio de caso de un determinado museo virtual consolidado. Por lo tanto, se constató que los museos virtuales pueden ser usados para la promoción de los destinos turísticos, aunque de manera indirecta.

Palabras clave: Museos Virtuales; Comunicación Turística; Promoción de los Destinos






Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X22791



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.