Demandas feministas e posicionamento de marca: uma análise da comunicação das empresas Bombril, Risqué e Skol

Laura Máximo Teodoro, Christiane Pitanga Serafim da Silva

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise do posicionamento das marcas Bombril, Risqué e Skol diante das demandas feministas atuais. Para tanto, foram analisadas campanhas de comunicação veiculadas por estas empresas no ano de 2015 e a resposta de suas assessorias à repercussão negativa das referidas propagandas. Tomando como base a Análise do Discurso, a pesquisa diagnosticou que as marcas analisadas adotam ideologias sexistas.

Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Assessoria de Imprensa; Comunicação Organizacional; representação feminina.

Demandas feministas y el posicionamiento de marca: un análisis de la comunicación de las empresas Bombril, Risqué y Skol

Resumen: Este artúclo se presenta un análisis del posicionamiento de la marca Bombril, Risqué y Skol bajo las actuales demandas feministas. Para ello, se analizaron campañas de comunicación hechas por estas empresas en 2015 y la respuesta de su consejero de prensa el impacto negativo de la publicidad. Con base en el análisis del discurso, la investigación concluye que las marcas analizadas adoptan ideologías sexistas.

Palabras Clave: Publicidad y Propaganda; Asesoria de Prensa; Comunicación Organizativa; representación femenina.

Feminist demands and brand positioning: communication analysis of the companies Bombril, Risqué and Skol

 Abstract: This article presents an analysis of the brand positioning of Bombril, Risqué and Skol under the current feminist demands. Fot this, were analyzed communication campaigns made by these companies in 2015 and the response of their communications departments to the negative impact of such advertisements. Based on the Discourse Analysis, the survey noted that the analyzed brands adopt sexist ideologies.

Keywords: Advertising and Publicity; Press Office; Corporate Communication; representation of women.





Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X21541



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.