Os signos da fotografia: um olhar sobre o projeto Êxodos de Sebastião Salgado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X21285Resumo
O presente estudo semiótico tem por objetivo analisar os signos inseridos em cinco fotografias do projeto “Êxodos” de Sebastião Salgado, que retrata movimentos migratórios do mundo todo. É possível identificar, por meio das obras, elementos sígnicos do contexto social, político e econômico que apresentam-se de forma clara nas imagens e que retratam a condição humana em forma de signos de denúncia.
Palavras-chave: fotografia.; Semiótica;. Sebastião Salgado; Movimentos migratórios.
Los signos de fotografía: una ves en el proyecto Êxodos del Sebastião Salgado
El presente estudio semiótico tiene por objetivo analizar los signos insertados en cinco fotografías del proyecto "Éxodos" de Sebastião Salgado, que retrata movimientos migratorios de todo el mundo. Es posible identificar, por medio de las obras, elementos sígnicos del contexto social, político y económico que se presentan de forma clara en las imágenes y que retratan la condición humana en forma de signos de denuncia.
Palabras clave: Fotografía;. Semiótica; Sebastião Salgado; Los movimientos migratorios.
The signs of photography: a look on the Êxodos project of Sebastião Salgado
The present semiotic study aims to analyze the signs inserted in five photographs of the project "Exodus" by Sebastião Salgado, which depicts migratory movements from all over the world. It is possible to identify, through the works, signic elements of the social, political and economic context that are clearly presented in the images and that portray the human condition in the form of signs of denunciation.
Keywords: Photography; Semiotics; Sebastião Salgado; Migratory movements.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.