Os signos da fotografia: um olhar sobre o projeto Êxodos de Sebastião Salgado

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Talita Savaris

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X21285

Resumo

O presente estudo semiótico tem por objetivo analisar os signos inseridos em cinco fotografias do projeto “Êxodos” de Sebastião Salgado, que retrata movimentos migratórios do mundo todo. É possível identificar, por meio das obras, elementos sígnicos do contexto social, político e econômico que apresentam-se de forma clara nas imagens e que retratam a condição humana em forma de signos de denúncia.

Palavras-chave: fotografia.; Semiótica;. Sebastião Salgado; Movimentos migratórios.

Los signos de fotografía: una ves en el proyecto Êxodos del Sebastião Salgado

El presente estudio semiótico tiene por objetivo analizar los signos insertados en cinco fotografías del proyecto "Éxodos" de Sebastião Salgado, que retrata movimientos migratorios de todo el mundo. Es posible identificar, por medio de las obras, elementos sígnicos del contexto social, político y económico que se presentan de forma clara en las imágenes y que retratan la condición humana en forma de signos de denuncia.

Palabras clave: Fotografía;. Semiótica; Sebastião Salgado; Los movimientos migratorios.

The signs of photography: a look on the Êxodos project of Sebastião Salgado


The present semiotic study aims to analyze the signs inserted in five photographs of the project "Exodus" by Sebastião Salgado, which depicts migratory movements from all over the world. It is possible to identify, through the works, signic elements of the social, political and economic context that are clearly presented in the images and that portray the human condition in the form of signs of denunciation.

Keywords: Photography; Semiotics; Sebastião Salgado; Migratory movements.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Mestre em Ciências da Linguagem, possui Especialização em Comunicação e Marketing, Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV, MBA em andamento em Estratégias de Marketing e graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda. É Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Campus Joaçaba e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo. Tem experiência na área da Comunicação, com ênfase em Programação Visual, Produção Gráfica, Web Design, Planejamento Publicitário e Semiótica.

Talita Savaris

Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda da UNOESC Joaçaba. Atua como publicitária no setor de Comunicação e Marketing da UNOESC Joaçaba.

Downloads

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Santos, S. S. S. dos, & Savaris, T. (2017). Os signos da fotografia: um olhar sobre o projeto Êxodos de Sebastião Salgado. Cadernos De Comunicação, 21(1). https://doi.org/10.5902/2316882X21285

Edição

Seção

Artigos