“Podemos tirar, se achar melhor”: a relação entre notícia e público no jornalismo online brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X20569Resumo
Este artigo busca avaliar até que ponto a internet modifica a relação entre os grandes veículos de comunicação e seu público. Para isso, se parte de uma analise descritiva de caso com base em Wolton (2003 e 2010) e bibliografia selecionada. Os resultados apontam que a internet não é preponderante na modificação nas relações comunicacionais estabelecidas, mas reforça a autonomia do receptor diante dos meios de massa.
“Podemos sacarlo, si prefieres”: la relación entre noticia y público en el periodismo en línea brasileño
Resumen: Ese ensayo busca evaluar hasta qué punto el internet modifica la relación entre los grandes vehículos de comunicación y su público. Para eso, partiese de un análisis descriptiva de caso con base en Wolton (2003 y 2010) y bibliografía seleccionada. Los resultados indican que el internet no es preponderante en la modificación de las relaciones comunicacionales establecidas, pero refuerza la autonomía del receptor ante los medios masivos.
Palabras-llave: Internet; Periodismo en línea; Dominique Wolton; Redes sociales; Medios de comunicación de masas.
“We can take it out, if you prefer”: The relation between news and public in Brazilian online journalism
Abstract: This article seeks to evaluate to witch extent the internet changes the relationship between the mass media press and their audience. To achieve this, it begins with a descriptive case analysis based on Wolton (2003 and 2010) and selected bibliography. The results imply that the internet is not relevant to the changes in the process of the established communicational relations, but it strengthens the autonomy of the receptor.
Keywords: Internet; Online journalism; Dominique Wolton; Social media; mass media.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.