O anúncio pautado pela imprensa: um estudo da relação entre a hipótese do agenda-setting e a criação de anúncios de oportunidade

Omar El Faro, João Luís Anzanello Carrascoza

Resumo


Mais de quarenta anos depois de sua sistematização, a hipótese do agenda-setting está em plena evolução e atividade. É o que este trabalho pretende mostrar, passando antes pelo estudo da informação no contexto da sociedade do espetáculo e consumo, pela hipótese agenda-setting e recursos retóricos na comunicação, e, finalmente, pela relação do agendamento com a criação de anúncios de oportunidade.

Palavras chave: Propaganda; Agenda setting; Imprensa; Anúncio de oportunidade.

El anuncio influenciado pela prensa: un estudio de la relación de la hipótesis agenda-setting con los anuncios de la oportunidad.

 

Resumen: Después de cuarenta años desde su sistematización, la hipótesis agenda-setting estas plenamente en evolución. Este trabajo quire muestrar, hablando antes pela información em el contexto de la sociedad del consumo y del espectáculo, pela hipótesis agenda-setting y recursos retóricos de la comunicación, y, en fin de cuentas, pela relación de la hipótesis agenda setting con los anuncios de la oportunidad.

Palabras clave: Publicidad; Agenda-setting; Prensa; Anuncio de la oportunidad.

 

 

 

The advertising influenced by the media news: a study of the hypothesis agenda-setting effect in the opportunity advertising.

 

Abstract: After forty years since its systematization, the agenda-setting hypothesis is still in evolution. This article intend to show, broaching before the subject’s of consumer and spectacle society, definition of agenda-setting hypothesis and rhetoric mechanism, and, finally, passing by relation between the agenda-setting and the creation of opportunity advertising.

Keywords: Advertising; Agenda-setting; Media news; Opportunity advertising.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X20122



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