JORNALISMO AUDIOVISUAL EM TEMPOS E CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: A PRODUÇÃO DE WEBVÍDEOS NO BRASIL

Wesley Pereira Grijó, Kairo Vinicios Queiroz de Souza

Resumo


Resumo: O artigo objetiva fazer um panorama exploratório da produção audiovisualde conteúdo jornalístico no Brasil. O objeto empírico da exploração são os Webvídeos inseridos em suportes da Web 2.0. Na pesquisa exploratória,os procedimentos metodológicos são alinhados a uma perspectiva qualitativa e divididos em: pesquisa bibliográfica; observação e coleta dos Webvídeos jornalísticos; e a “leitura flutuante” dos dados coletados para categorização da observação empírica.

Palavras-chave: Jornalismo audiovisual; convergência midiática;produçãoaudiovisual.

 

Periodismo audiovisual en tiempos de convergencia de medios de comunicación:  La producción Webvideos en Brasil

 

Resumen

 

El artículo tiene como objetivo hacer un panorama exploratorio de la producción audiovisual de contenido periodístico en Brasil. El objeto empírico de explotación son los Webvideos insertados en los medios de comunicación Web 2.0. En la investigación exploratoria, los procedimientos metodológicos están alineados con el punto de vista cualitativo y se dividieron en la literatura; observación y recogida de Webvideos periodísticos; y la "lectura flotante" de los datos recogidos para la categorización de la observación empírica.

 

Palabras clave: Audiovisual Periodismo; convergencia de los medios; producción audiovisual.

Audiovisual journalism in media convergence times: The production Webvideos in Brazil

 

Abstract

 

The article aims to make an exploratory panorama of audiovisual production journalistic content in Brazil. The empirical object of exploitation are the Webvideos inserted in Web 2.0 media. In exploratory research, the methodological procedures are aligned to a qualitative perspective and divided into the literature; observation and collection of journalistic Webvideos; and the "floating reading" of the data collected for categorization of empirical observation.

 

Keywords: Audiovisual Journalism; media convergence; audiovisual production.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X16382



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.