REVISÃO CURRICULAR NA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA PARA O ENSINO E A PESQUISA

Sérgio Roberto Trein

Resumo


Resumo: A partir de um estudo teórico-prático, o objetivo deste estudo é ode apresentar uma reflexão crítica sobre as diretrizes curriculares na área daPublicidade e Propaganda. Em especial, sobre novas diretrizes curriculares,que permitam qualificar o ensino e, principalmente, a pesquisa na área. Comomostra a pesquisa, todas as diretrizes curriculares (incluindo a atual) do Cursosempre tiveram um caráter bastante técnico.

Palavras-chave: Currículo; Ensino; Pesquisa; Propaganda; Publicidade.

Revisión del currículo en la publicidad: un análisis crítico de enseñanza e investigación

Resumen: A partir de un estudio teórico y práctico, el objetivo de este trabajo es presentar una reflexión crítica sobre las orientaciones curriculares en el área de Publicidad y Propaganda. En particular, en los nuevos lineamientos curriculares que permiten la enseñanza calificado y especialmente la investigación en el área. Como muestra la investigación, todas las directrices curriculares (incluyendo la actual) siempre han tenido un carácter más bien técnico.

Palabras clave: Currículo; Enseñanza; Investigación; Propaganda; Publicidad.

Curriculum review in advertising: a critical analysis for teaching and research

Abstract: From a theoretical and practical study, the aim of this study is to present a critical reflection on curriculum guidelines in the area of Advertising and Propaganda. In particular, on new curriculum guidelines that allow qualified teaching and especially research in the area. As research shows, all curriculum guidelines (including the current one) of course always had a rather technical character.

Keywords: Curriculum; Teaching; Research; Advertising; Propaganda.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316882X10898



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.