NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS

Marcela Costa

Resumo


Resumo: O trabalho reflete sobre as narrativas transmidiáticas como estratégiaspublicitárias. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico visandoentender que é uma narrativa, sua estrutura e definir o que são as narrativas transmidáticas. Por fim, analisamos a campanha The Happiness Factory paracompreender se, de fato, as narrativas transmidiáticas têm sido empregadaspela publicidade e como isso ocorre.

Palavras-chave: publicidade; narrativa; narrativa transmidiática.

Narrativas transmedia como estrategias publicitarias

Resumen: La obra reflexiona sobre las narrativas transmedia y estrategias publicitarias. Para ello, se realizó una revisión de la literatura para entender que se trata uma narrativa, su estructura y definir las narrativas transmedia. Por último, se analiza la campaña La Fábrica de la Felicidad de entender si, de hecho, las narrativas transmedia han sido empleados por la publicidad y la forma en que se produce.

Palabras clave: publicidad; narrativa; narrativas transmedia.

Transmedia storytelling as advertising strategies

Abstract: The paper reflects on the transmedia narratives and advertising strategies. For this, we conducted a literature review in order to understand what it is a narrative, its structure and define transmedia storytelling. Finally, we analyze the ad campaign The Happiness Factory to understand if, in fact, transmedia storytelling have been employed by advertising and how it occurs. Keywords: advertising; storytelling; transmedia storytelling


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X10897



Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação

Cadernos de Comunicação

Av. Roraima, 1000 - Camobi  - Santa Maria - RS

Prédio 21, sala 5129 - Laboratório PUBLICA.

E-mail: cadernos@ufsm.br

ISSN Impresso: 1677-9061

ISSN Eletrônico: 2316-882X

Classificação Qualis-CAPES 2013-2016:

B4 - Comunicação e Informação

B2 - Linguística e Literatura

B2 - Educação

B2 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

B4 - Adminitração Pública de Empresas, Ciências Contáveis e Turismo

B4 - Direito

B4 - Sociologia

B4 - Ensino

B4 - Interdisciplinar

B5 - Geografia

Indexados em: Redib; Latindex; DOAJ; Sumários.org; Portcom;

e Diadorim;

DOI: HTTP://dx.doi.org/10.5902/

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.