Estudo anatômico do lenho de Colliguaya brasiliensis Klotzsch ex Baill. (Euphorbiaceae)

Autores

  • Anelise Marta Siegloch
  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014126

Palavras-chave:

Colliguaya brasiliensis, Euphorbiaceae, anatomia da madeira, reofilia

Resumo

O lenho de Colliguaya brasiliensis Klotzsch ex Baill. (Euphorbiaceae) é presentemente descrito, com vistas a contribuir para o conhecimento estrutural das espécies reófilas. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de madeira coletada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Foram observados: poros solitários e em múltiplos radiais, muito pequenos e muito numerosos; elementos vasculares curtos, com placas de perfuração simples, pontoações intervasculares alternas e espessamentos espiralados; parênquima axial seriado, em arranjos apotraqueal difuso e paratraqueal escasso; raios unisseriados, predominantemente heterogêneos; e fibras não septadas, com pontoações simples e paredes muito finas. Apesar de relativamente comuns na família, não foram observados canais intercelulares e cristais na madeira. No tocante à anatomia de reófitas, a espécie investigada reúne todas as características atribuídas a estas plantas, com exceção de fibras gelatinosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

25-05-2014

Como Citar

Siegloch, A. M., Santos, S. R. dos, & Marchiori, J. N. C. (2014). Estudo anatômico do lenho de Colliguaya brasiliensis Klotzsch ex Baill. (Euphorbiaceae). Balduinia, (27), p. 27–33. https://doi.org/10.5902/2358198014126

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>