O POSICIONAMENTO DO LOWSUMERISM NOS PROCESSOS DE CONSUMO: UM DISCURSO PERSUASIVO COMUNICACIONAL BASEADO EM PROPÓSITOS PUBLICITÁRIOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497732858

Palavras-chave:

Processos de consumo. Lowsumerism. Propósitos publicitários.

Resumo

Este artigo visar promover discussões sobre o consumo e a publicidade com foco no lowsumerism, movimento que estimula o baixo (low) consumo (consumer). O termo em questão sugere reflexões sobre o que se produz e se consome, de forma a tornar o processo mais sustentável. O estudo resgata outros conceitos que, de alguma forma, se colocam com diferentes olhares as questões que envolvem movimentos estimuladores do baixo consumo, como o “minimalismo” e o “faça você mesmo” (DIY), pontuando características específicas de cada ideologia, a fim de refletir sobre possíveis impactos nos estudos do consumo e nas estratégias discursivas publicitárias. Evidencia-se, por meio de publicidades, estratégias apoiadas em propósitos lowsumeristas, minimalistas e DIY como forma de exemplificação do discurso persuasivo adotado pelas causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Salem Herrmann Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora e Pós-Doutora em Comunicação e Linguagens (UTP) e Mestre em Comunicação (UTP), Especialista em Marketing com Graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Professora da graduação em Comunicação Institucional na UFPR e da Pós-Graduação em Publicidade e Propaganda e Marketing na UFPR, UTP e ESIC.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Lima, L. S. H. (2019). O POSICIONAMENTO DO LOWSUMERISM NOS PROCESSOS DE CONSUMO: UM DISCURSO PERSUASIVO COMUNICACIONAL BASEADO EM PROPÓSITOS PUBLICITÁRIOS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497732858

Edição

Seção

Artigos Livres