O POSICIONAMENTO DO LOWSUMERISM NOS PROCESSOS DE CONSUMO: UM DISCURSO PERSUASIVO COMUNICACIONAL BASEADO EM PROPÓSITOS PUBLICITÁRIOS.
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497732858Mots-clés :
Processos de consumo. Lowsumerism. Propósitos publicitários.Résumé
Este artigo visar promover discussões sobre o consumo e a publicidade com foco no lowsumerism, movimento que estimula o baixo (low) consumo (consumer). O termo em questão sugere reflexões sobre o que se produz e se consome, de forma a tornar o processo mais sustentável. O estudo resgata outros conceitos que, de alguma forma, se colocam com diferentes olhares as questões que envolvem movimentos estimuladores do baixo consumo, como o “minimalismo” e o “faça você mesmo” (DIY), pontuando características específicas de cada ideologia, a fim de refletir sobre possíveis impactos nos estudos do consumo e nas estratégias discursivas publicitárias. Evidencia-se, por meio de publicidades, estratégias apoiadas em propósitos lowsumeristas, minimalistas e DIY como forma de exemplificação do discurso persuasivo adotado pelas causas.Téléchargements
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