A utilização do Instagram por atletas olímpicos brasileiros: perfil traçado por uma análise de imagens
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497723213Palavras-chave:
Redes Sociais, Atletas Olímpicos, TecnologiasResumo
O Instagram é um aplicativo de rede social que possibilita ao usuário editar as fotos realizadas por meio de dispositivos móveis e compartilhá-las com o mundo, sendo hoje a segunda maior rede social em número de usuários. Diante desse fenômeno, o objetivo do estudo foi verificar o conteúdo das fotos postadas no Instagram por atletas olímpicos brasileiros. Foram analisadas por um período de quatro meses as fotos postadas pelos atletas que foram medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres, baseando-se nos pressupostos da Sociologia Visual. Como principais resultados, encontramos que há uma relação entre o número de postagens e o total de seguidores. Verificamos também que o maior número de fotos postadas é dos próprios atletas, em ambientes de trabalho e em momentos de descontração. Na maioria das fotos não há referência aos patrocinadores dos atletas, destaque ao corpo ou a vestimenta dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.