Visibilidade midiática no Jornal Nacional: atores políticos no debate público sobre a reforma da previdência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497744483Parole chiave:
Visibilidade midiática. Debate público. Jornal Nacional.Abstract
Este trabalho verifica a visibilidade de diferentes atores políticos no debate público midiático acerca da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de reforma da Previdência Social, identificando quais sujeitos têm acesso à esfera de visibilidade oferecida pelo Jornal Nacional, produto jornalístico de maior audiência no Brasil, com 45 milhões de espectadores diários. Para isso, são analisadas 30 edições do telejornal em questão, veiculadas entre os dias 20 de fevereiro e 26 de março de 2019. O referencial teórico tem como base o conceito de esfera pública cunhado por Habermas (1984, 1997) e explora questões relacionadas ao potencial da mídia para a construção de espaços deliberativos, tomando a questão da visibilidade como conceito central de análise, a partir do exposto por Maia (2008), Marques (2009) e Gomes (2008). Conclui-se que o debate que se desenvolve no interior da cena midiática do Jornal Nacional privilegia atores políticos institucionais, em detrimento de representantes de outros setores da sociedade.
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