Visibilidade midiática no Jornal Nacional: atores políticos no debate público sobre a reforma da previdência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497744483

Palabras clave:

Visibilidade midiática. Debate público. Jornal Nacional.

Resumen

Este trabalho verifica a visibilidade de diferentes atores políticos no debate público midiático acerca da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de reforma da Previdência Social, identificando quais sujeitos têm acesso à esfera de visibilidade oferecida pelo Jornal Nacional, produto jornalístico de maior audiência no Brasil, com 45 milhões de espectadores diários. Para isso, são analisadas 30 edições do telejornal em questão, veiculadas entre os dias 20 de fevereiro e 26 de março de 2019. O referencial teórico tem como base o conceito de esfera pública cunhado por Habermas (1984, 1997) e explora questões relacionadas ao potencial da mídia para a construção de espaços deliberativos, tomando a questão da visibilidade como conceito central de análise, a partir do exposto por Maia (2008), Marques (2009) e Gomes (2008). Conclui-se que o debate que se desenvolve no interior da cena midiática do Jornal Nacional privilegia atores políticos institucionais, em detrimento de representantes de outros setores da sociedade.

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Biografía del autor/a

Carlos Roberto Praxedes dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Jornalista. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor no curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Camila Maurer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Aluna especial da disciplina Estudos Avançados em Economia e Política do Jornalismo: Jornalismo e Espaço Público (2019/1), do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Posjor/UFSC. Especialista em Produção e Gestão de Rádio e TV e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. E-mail: maurercamila7@gmail.com

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Santos, C. R. P. dos, & Maurer, C. (2023). Visibilidade midiática no Jornal Nacional: atores políticos no debate público sobre a reforma da previdência. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497744483

Número

Sección

Artigos Livres