A CARNAVALIZAÇÃO NO CINEMA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO IDEÁRIO BAKHTINIANO

Autori

  • Alexandre Silva Guerreiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497735176

Parole chiave:

Bakhtin, Carnavalização, Cinema

Abstract

O conceito de cosmovisão carnavalesca é central para pensar a obra de Mikhail Bakhtin.  Ao lado de outros conceitos que compõem o ideário bakhtiniano, a carnavalização é uma ferramenta que permite a construção de novos olhares sobre a obra de arte.  Este trabalho tem como objetivo mapear uma série de conceitos dentro do universo bakhtiniano, traçando a complementariedade existente entre eles para, em seguida, construir uma análise panorâmica do que chamaremos de cinema carnavalizado. A partir de filmes que dialogam direta ou indiretamente com esses conceitos, procuramos compor um cenário em que se torne possível apontar uma tradição da carnavalização no cinema.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alexandre Silva Guerreiro

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFF. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Produtor executivo no Cineduc – Cinema e Educação, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema. Produtor, diretor e roteiristas de obras audiovisuais. Produtor e Curador de Mostras e Festivais. Coordenador de Produção da 8a e 9a edições da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Coordenador de produção do projeto Inventar com a Diferença (entre 2014 e 2018), realizados pela UFF, SDH e MinC.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-12-21

Come citare

Guerreiro, A. S. (2019). A CARNAVALIZAÇÃO NO CINEMA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO IDEÁRIO BAKHTINIANO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497735176

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres