Jovem de “periferia” como o outro na mídia: assimetrias e leituras dissonantes

Autores

  • ROSALY DE SEIXAS BRITO Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • DANILA GENTIL RODRIGUEZ CAL Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717880

Palavras-chave:

Juventude(s). Representações midiáticas. Enquadramentos.

Resumo

Busca-se compreender como são construídas no espaço de visibilidade midiática representações simbólicas sobre os jovens, em especial, os que vivem em bairros periféricos e como esses sujeitos dialogam com essas representações. A pesquisa focaliza o contexto paraense e parte de dois eixos de investigação: (1) percepções de jovens de Belém sobre os media, apreendidos por entrevistas individuais; e (2) análise da cobertura midiática dos principais jornais locais (O Liberal e Diário do Pará). Ao todo, foram analisadas 408 matérias que faziam referência a jovens e/ou juventude(s). Conclui-se que as representações midiáticas em torno dos jovens oscilam entre extremos, distinguindo com clareza efeitos de sentidos sobre jovens pobres e negros, por um lado, e brancos e abastados, do outro, e que os jovens entrevistados constroem leituras dissonantes acerca do conteúdo discursivo dos media.

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Biografia do Autor

ROSALY DE SEIXAS BRITO, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Jornalista. Doutora em Ciências Sociais – Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

 

DANILA GENTIL RODRIGUEZ CAL, Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Pós-Doutorado (CNPq-EME/UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Jornalista. Doutora em Ciências Sociais (UFPA). Docente da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

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Publicado

16-07-2016

Como Citar

BRITO, R. D. S., CAL, D. G. R., & COSTA, A. C. S. D. (2016). Jovem de “periferia” como o outro na mídia: assimetrias e leituras dissonantes. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497717880

Edição

Seção

Artigos Livres