O jovem para além da escola: juventudes e seus contornos cotidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497764993

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Comunicação

Resumo

Quem são os jovens alunos para além da escola? Questão esta que norteia o artigo, que tem como objetivo discutir o conceito de juventude na proposição de sua pluralidade, captando os significados que as formas culturais, as dimensões simbólicas e os imaginários assumem para esses sujeitos. O texto se apoia em autores como Jesús Martín-Barbero, Paulo Carrano e Juarez Dayrell para reforçar que a observação da juventude é uma área de fronteiras, na qual o campo comunicacional tem grande importância. O artigo ainda articula depoimentos de estudantes do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba/PR), que participaram de grupos de discussão – aplicados como instrumento metodológico. A análise ilustra como os jovens vivem seus cotidianos, expressam mal-estar em relação à sociedade e à família, além de anseios sobre o mundo do trabalho e as escolhas para o futuro.

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Biografia do Autor

Patricia Goedert Melo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Brasil), jornalista, publicitária e mestra em Comunicação.

Regiane Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Professora doutora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Brasil). Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Melo, P. G., & Ribeiro, R. (2023). O jovem para além da escola: juventudes e seus contornos cotidianos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(48). https://doi.org/10.5902/2175497764993

Edição

Seção

Artigos Livres