Efeito de terceira pessoa e distância social: Percepção da influência dos media no eu, no semelhante e no outro na propaganda da Prefeitura Municipal de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497710495Parole chiave:
Efeito de terceira pessoa, Distância social, Influência dos media.Abstract
O efeito de terceira pessoa é um fenômeno sobre o qual se observa uma tendência individual de se superestimar a influência de uma mensagem sobre os outros e de subestimá-la em si. No seu desdobramento avalia-se diversas variáveis, entre elas a hipótese da distância social, segundo a qual os indivíduos tendem a acreditar que os media exercem influência maior em desconhecidos do que naqueles que fazem parte do seu ciclo social. Neste contexto, o objetivo deste artigo é testar a hipótese do efeito de terceira pessoa a partir de uma survey a respeito da publicidade realizada pela prefeitura de Salvador sobre a taxa de desemprego municipal observando sua influência na opinião pública presumida. Conclui-se que tanto a hipótese inicial do efeito quanto a da distância social se confirmam, sendo a percepção do impacto dos media na formação da opinião dos outros maior que na formação da opinião daqueles pertencentes ao ciclo social do indivíduo.
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