Efeito de terceira pessoa e distância social: Percepção da influência dos media no eu, no semelhante e no outro na propaganda da Prefeitura Municipal de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497710495Palabras clave:
Efeito de terceira pessoa, Distância social, Influência dos media.Resumen
O efeito de terceira pessoa é um fenômeno sobre o qual se observa uma tendência individual de se superestimar a influência de uma mensagem sobre os outros e de subestimá-la em si. No seu desdobramento avalia-se diversas variáveis, entre elas a hipótese da distância social, segundo a qual os indivíduos tendem a acreditar que os media exercem influência maior em desconhecidos do que naqueles que fazem parte do seu ciclo social. Neste contexto, o objetivo deste artigo é testar a hipótese do efeito de terceira pessoa a partir de uma survey a respeito da publicidade realizada pela prefeitura de Salvador sobre a taxa de desemprego municipal observando sua influência na opinião pública presumida. Conclui-se que tanto a hipótese inicial do efeito quanto a da distância social se confirmam, sendo a percepção do impacto dos media na formação da opinião dos outros maior que na formação da opinião daqueles pertencentes ao ciclo social do indivíduo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.