Cinema e literatura especulativa: uma análise de Terminal Praia Grande

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497769130

Mots-clés :

Cinema brasileiro, Ficção especulativa, Literatura

Résumé

Este estudo visa discutir aspectos da literatura de ficção especulativa e o chamado Novíssimo Cinema Brasileiro na recente produção de cineastas brasileiros. Busca-se pensar na relação da literatura com a produção fílmica nacional e sobre como essas obras têm representado a ficção especulativa, especialmente o filme Terminal Praia Grande (2019), de Mavi Simão, além de autores como Felipe Bragança, Juliana Rojas, Kleber Mendonça Filho e outros. Destacam-se como referências teóricas os estudos de Maria Carolina Oliveira (2016) sobre o Novíssimo Cinema Brasileiro, que possibilitam tracejar um panorama do cinema nacional, além do teórico Felipe Basílio (2017), com suas contribuições sobre o cinema de gênero no Brasil contemporâneo. Utiliza-se o crítico literário Alexander Meireles (2019) e sua produção sobre o fantástico literário, bem como outros teóricos que discorrem acerca do tema.

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Bibliographies de l'auteur-e

Enzo Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Maranhão; Cineasta e Professor;

Naiara Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres; Professora Visitante da Universidade de Pittsburgh; Professora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão;

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Publié-e

2024-11-12

Comment citer

Pereira, E. ., & Araújo, N. (2024). Cinema e literatura especulativa: uma análise de Terminal Praia Grande . Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 23(51), e023006. https://doi.org/10.5902/2175497769130

Numéro

Rubrique

Artigos Livres