Saindo da caverna do dragão: os fundamentos da aprendizagem da mensagem no comercial da Renault novo Kwid Outsider
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497768534Mots-clés :
Mensagem Publicitária, Persuasão, Teorias da ComunicaçãoRésumé
Um dos papéis da publicidade é o de persuadir o receptor da mensagem ao ato da compra, mas para que este comportamento ocorra, a mensagem deve estar coerentemente construída às características fundamentais do seu consumidor. Com a revisão dos estudos empíricos desenvolvidos por Carl Hovland sobre os princípios da aprendizagem da mensagem, nos foi possível observar o conjunto de elementos relevantes na mensagem publicitária para os efeitos persuasivos no receptor, as principais influências que afetam o impacto da comunicação do filme publicitário da Renault ‘Caverna do Dragão’ (2019).
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. (Coleção Obras completas, tomo 1, v. 8).
A VOLTA DA CAVERNA DO DRAGÃO. Clube de Criação, 23 maio. 2019. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/a-volta-da-caverna-do-dragao/ Acesso em: 18 de jun. 2019.
CARRASCOZA, J. A. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.
CAVERNA DO DRAGÃO, CONHEÇA A HISTÓRIA DO DESENHO, DO COMEÇO AO FIM. MundoHQ, 2014. Disponível em: http://www.mundohq.com.br/veja-essa/publicacao/25/caverna-do-dragao.html. Acesso em: 18 jun. 2019.
CITELLI, A. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2005.
DPZ. RENAULT | Kwid Outsider: Caverna do Dragão. Maio de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jrKh70QnnMw. Acesso em: 02 jul. 2019.
DUNGEONS & DRAGONS. InfanTv, 26 jun. 2016. Disponível em: http://infantv.com.br/infantv/?p=1846. Acesso em: 04 jul. 2019
FERREIRA, Raquel M.C; Uso dos fundamentos da teoria da mensagem publicitária. ISSN: 1646-3137. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2009.
FILL, C. Marketing communications: contexts, strategies, and applications. Harlow: Prentice Hall, 2002.
HOVLAND, Carl. Efeitos dos meios de Comunicação in STEINBERG, Charles. Meios de Comunicação de Massa. São Paulo: Editora Cultrix, p. 561-609, 1966.
IMOBERDOF, M. A criação. In Ribeiro, Júlio; Aldrighi, Vera; Benetti, Edison; Longo, Walter; Dias, Sérgio R. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.
JESUS, Paula, R.C; O discurso persuasivo da publicidade: uma análise da mensagem “Um *! carro”, do Fiat Punto Blackmotion 1. Artigo apresentado ao Grupo Temático 14, Discurso y Comunicación, do XII Congresso da Associación Latino americana de Investigadores de las Ciencias de la Comunicación, Lima- Peru, 6 a 8 de agosto de 2014.
MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. 1.edição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
MONTEIRO, Thais. Com Caverna do Dragão, Renault mira público dos anos 1980. Meio e Mensagem, 23 maio. 2019. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/com-caverna-do-dragao-renault-mira-telespectadores-dos-anos-1980. Acesso em: 18 jun. 2019.
NAKAMURA, Rodolfo. Mídia: como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
OKAZAKI, S.; MULLER, B.; TAYLOR, C. R. Global Consumer Culture Positioning: Testing Perceptions of Soft-Sell and Hard-Sell Advertising Appeals Between U.S. and Japanese Consumers. Journal of International Marketing, v. 18, n. 2, p. 20 – 34, 2010. DOI: https://doi.org/10.1509/jimk.18.2.20
RENAULT. Disponível em: https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/kwid.html. Acesso em: 13 jun. 2019.
RENAULT BRASIL. Facebook oficial. Disponível em: https://www.facebook.com/RenaultBrasil/videos/686351115168889/. Acesso em: 18 jun. 2019.
ROSA, Bruno. Hit dos anos 1980, Caverna do Dragão volta à TV em comercial para a Renault, 13 de maio. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/hit-dos-anos-1980-caverna-do-dragao-volta-tv-em-comercial-para-renault-23662340. Acesso em: 16 jun. 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.