Saindo da caverna do dragão: os fundamentos da aprendizagem da mensagem no comercial da Renault novo Kwid Outsider

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497768534

Keywords:

Mensagem Publicitária, Persuasão, Teorias da Comunicação

Abstract

Um dos papéis da publicidade é o de persuadir o receptor da mensagem ao ato da compra, mas para que este comportamento ocorra, a mensagem deve estar coerentemente construída às características fundamentais do seu consumidor. Com a revisão dos estudos empíricos desenvolvidos por Carl Hovland sobre os princípios da aprendizagem da mensagem, nos foi possível observar o conjunto de elementos relevantes na mensagem publicitária para os efeitos persuasivos no receptor, as principais influências que afetam o impacto da comunicação do filme publicitário da Renault ‘Caverna do Dragão’ (2019).

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Author Biographies

Alliston Fellipe Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (2021). Possui graduação em Com. Social Bach. em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e especialização em Marketing, Comunicação Integrada e Assessoria pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2018). 

Raquel Marques Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003),doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), obteve seu título de pós-doutorado pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017) . Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, atuando com os temas das Teorias da Comunicação, Estudos da Audiência e Recepção, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação Integrada, Comunicação e Saúde. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo.

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Published

2024-03-08

How to Cite

Santos, A. F. N. dos, & Ferreira, R. M. C. (2024). Saindo da caverna do dragão: os fundamentos da aprendizagem da mensagem no comercial da Renault novo Kwid Outsider. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497768534

Issue

Section

Communication and Creative Industry