TELENOVELA E TURISMO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DE O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497740401

Mots-clés :

Narrativas Ficcionais, Telenovela, Turismo.

Résumé

Este trabalho lança mão da metodologia de Análise Estilística, conforme preconizada por Jeremy Butler, para observar como a telenovela O Outro Lado do Paraíso, exibida pela TV Globo entre os anos de 2017 e 2018, aborda o turismo na região do Jalapão, no Tocantins. É selecionado um evento narrativo que permite observar a relação entre a narrativa ficcional seriada e o turismo enquanto atividade econômica. A análise permite observar três frentes em que o apelo turístico é empregado na telenovela: I) a estrutura receptora do turista; II) cultura local como atrativo e; III) valorização das belezas naturais. Entre as considerações elencadas, reflete-se sobre a função social da telenovela que permite aos espectadores conhecer lugares distantes, a propagação de um destino idealizado que reforça a exclusão de determinados grupos sociais e a importância das narrativas seriadas para o setor turístico.

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Bibliographies de l'auteur-e

José Tarcísio Silva Oliveira Filho, Universidade Federal de Roraima

Jornalista (UFV). Professor do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFRR. Doutor em Comunicação pela UFMG e mestre em Comunicação pela UFJF.

Rafael Barbosa Fialho Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação pela UFMG. Mestre pelo mesmo programa/instituição. Jornalista formado na Universidade Federal de Viçosa.

Natiele Lopes Costa, Universidade Federal de Minas Gerais.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publié-e

2020-09-11

Comment citer

Oliveira Filho, J. T. S., Martins, R. B. F., & Costa, N. L. (2020). TELENOVELA E TURISMO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DE O OUTRO LADO DO PARAÍSO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497740401

Numéro

Rubrique

Artigos Livres