Marginalidade urbana em cena: o advento do gênero favela no cinema brasileiro

Auteurs-es

  • Fernanda Ribeiro Salvo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549773033

Mots-clés :

Crítica cultural, cinema brasileiro, gênero favela

Résumé

Nesse artigo vamos propor que os filmes realizados no Brasil a partir dos anos 1990, que retrataram a realidade da favela após a chegada do narcotráfico aos morros, propiciaram a instauração do gênero favela no cinema nacional. Com ênfase na matriz sócio-histórica dessas realizações é que trabalharemos com a noção de gênero como categoria cultural, escrutinando o contexto histórico das produções, bem como as “conversações” estabelecidas na mídia e na sociedade a partir dos enunciados fílmicos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernanda Ribeiro Salvo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). fernandasalvo@hotmail.com

Téléchargements

Publié-e

2012-12-21

Comment citer

Salvo, F. R. (2012). Marginalidade urbana em cena: o advento do gênero favela no cinema brasileiro. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549773033

Numéro

Rubrique

Artigos Livres