Marginalidade urbana em cena: o advento do gênero favela no cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549773033Schlagworte:
Crítica cultural, cinema brasileiro, gênero favelaAbstract
Nesse artigo vamos propor que os filmes realizados no Brasil a partir dos anos 1990, que retrataram a realidade da favela após a chegada do narcotráfico aos morros, propiciaram a instauração do gênero favela no cinema nacional. Com ênfase na matriz sócio-histórica dessas realizações é que trabalharemos com a noção de gênero como categoria cultural, escrutinando o contexto histórico das produções, bem como as “conversações” estabelecidas na mídia e na sociedade a partir dos enunciados fílmicos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.