OS ESTUDOS CULTURAIS E A ANÁLISE CULTURAL DA TELEVISÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Auteurs-es

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549773000

Mots-clés :

análise cultural, estudos culturais, televisão.

Résumé

O propósito deste artigo é apresentar uma revisão teórico-metodológica sobre estudos de televisão na perspectiva dos estudos culturais: um projeto teórico-político inspirado nas ciências humanas que, ao entrelaçar as fronteiras da análise textual da cultura popular com a teoria social, conferiu papel central à dimensão da cultura. Nosso percurso contempla os desdobramentos da análise cultural da televisão relativos à polissemia do texto televisivo, à noção de fluxo (Williams, 1974) e à perspectiva da audiência e finaliza com uma proposta metodológica que retoma a noção de modos de endereçamento. Acreditarmos que tal proposta permite-nos investigar tanto aquilo que é característico da linguagem televisiva quanto lidar com especificidades do contexto sócio-cultural no qual o produto está inserido.

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Biographie de l'auteur-e

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado em Comunicação pela UFMG. Professora do PPG-COM da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mídia e Cultura.

Publié-e

2011-08-30

Comment citer

Rocha, S. M. (2011). OS ESTUDOS CULTURAIS E A ANÁLISE CULTURAL DA TELEVISÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(19). https://doi.org/10.5902/217549773000

Numéro

Rubrique

Artigos Livres