Qual é a cara da cultura brasileira apresentada pelo Jornal Nacional? gênero televisivo como estratégia de enunciação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790481Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Análise de gênero televisivo, Cultura brasileira, TelevisãoResumo
O objetivo deste trabalho é entender como a Cultura Brasileira é apresentada na TV e seus desdobramentos. A partir de uma metodologia que articula análise de conteúdo com análise de gênero televisivo investigaremos o Jornal Nacional, exibido pela TV Globo. Especificamente abordaremos a série especial de reportagem chamada Identidade Brasil e, dentro dela, uma atenção será dada ao posicionamento dos atores para captar como os diferentes sujeitos são convocados para oferecer opiniões e concepções acerca do tema.
Downloads
Referências
ANDERSON, B. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London, New York: Verso, 1991
BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. M.B. e G. Gaskell (eds). Petrópolis: Vozes, 2002. p. 189-217.
DUARTE, E. Televisão: entre gêneros, formatos e tons. Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, ago/set de 2007.
DUARTE, E. Reflexões sobre os gêneros e formatos televisivos. Televisão: entre o mercado e a academia. M. L. D. Castro e E. B. Duarte (Org). Porto Alegre: Sulina, 2006. p.19-30.
FRANÇA, V. R. V. Jornalismo e vida social: a historia amena de um jornal mineiro. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
GOMES, I. M. M.; et al. . Modo de Endereçamento no Telejornalismo do Horário Nobre Brasileiro: o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. In: Congresso Intercom, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. RJ: UERJ, 2005. v. 1. p. 54-72.
GOMES, L.; GOMES, I. M. M.. O contexto comunicativo nos telejornais da Rede Globo: uma análise do Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. In: Elizabeth Bastos Duarte; Maria Lília Dias de Castro. (Org.). Comunicação Audiovisual. Gêneros e Formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007, v., p. 75-95.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
JOST, F. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004. 174p.
KELLNER, D. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.
KIENTZ, A. A análise de conteúdo aplicada aos media. Comunicação de massa - análise de conteúdo. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973. p. 51-73.
PORTO, M. P. Televisão e Política no Brasil: A Rede Globo e as Interpretações da Audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
ROSE, D. Análise de imagens em movimento. BAUER, M. W. e GASKELL, G. (Eds) Op. Cit. p.343-364.
SILVA, M. C. de M. À sombra de Heródoto: a linhagem narrativa das matérias edificantes do Jornal Nacional. Dissertação de mestrado; UFMG, 2002.
SMITH, A. D. A Identidade Nacional. Lisboa: Gradiva, 1997.
VERÓN, E. El living y sus dobles: arquitecturas de la pantalla chica. In El cuerpo de las imágenes. Buenos Aires: Editorial Norma, 2003.
WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.