Nas Ondas do Rádio: Estudo sobre a Rádio Mundial

Auteurs-es

  • Monica Martinez Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • José Eugenio de Oliveira Menezes Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497710419

Mots-clés :

ecologia da comunicação, cultura do ouvir, jornalismo literário

Résumé

A Rádio Mundial, criada em 1993 como parte do grupo CBS, que inclui a Tupi e a Kiss, expressa hoje uma programação plural, feita por 164 comunicadores, indivíduos ou instituições que locam um ou mais programas de 25 minutos. Este conjunto provê um cenário sonoro com visões multifacetadas de mundo, que mesclam de conteúdos primevos (como os programas a respeito do tarô) a contemporâneos, estes em grande parte ancorados em conceitos das neurociências e da física quântica, entre outros. Este estudo qualitativo concentrou-se na faixa horária das 7h30 às 8h, na semana de 24 a 30 de junho de 2013. O resultado é de fato um mix radiofônico amplo que, ao vincular simbolicamente os protagonistas, incluiu de talk shows jornalísticos, numa perspectiva do jornalismo aprofundado e compreensivo, a programas com propostas de saúde e qualidade de vida.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497710419

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela Umesp e é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso (Sorocaba – SP). Contato: monica.martinez@prof.uniso.br

José Eugenio de Oliveira Menezes, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo – SP). Contato: jeomenezes@casperlibero.edu.br.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-23

Comment citer

Martinez, M., & Menezes, J. E. de O. (2013). Nas Ondas do Rádio: Estudo sobre a Rádio Mundial. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(24). https://doi.org/10.5902/2175497710419

Numéro

Rubrique

Artigos Livres