O conceito de polifonia na linguagem e sua proximidade com a crítica de arte e à encenação teatral épica

Autores/as

  • Maria Cecília Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790335

Palabras clave:

Discurso, Polifonia, Linguagem

Resumen

Este artigo trata da noção de polifonia conforme elaboração do lingüista russo Mikhail Bakhtin que, aplicada ao estudo da crítica de arte, colabora para desconstruir um discurso tido como autoritário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cecília Garcia

Doctora en Comunicación Social por la ECA-USP, profesora de Periodismo de la Facultad de Comunicación y Artes de la Universidade Presbiteriana Mackenzie y autora de Reflexiones sobre la crítica teatral en la prensa. São Paulo: Mackenzie, 2004.

Citas

BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN, José Luiz (orgs.) Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Edusp. 1994.

BARTHES, Roland. Critica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1970.

BENVENISTE, E. Problemas de Lingüística General. Madri: Siglo XXI, 1997.

BRAIT, Beth (org.). Baktin: Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas: Unicamp, 1997.

______________Ironia em Perspectiva Polifónica. São Paulo: Unicamp, 1996.

CLARK, K. e HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. EUA: Harvard University Press, 1984.

COSTA, Iná Camargo. A Hora do Teatro Épico no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DORT, B. O Teatro e sua Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUCROT, O. O Dizer e o Dito. São Paulo/Campinas: Pontes, 1987.

_______________Provar e Dizer (Leis Lógicas e Leis Argumentativas). São Paulo: Global, 1981.

FARACI, C.A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 1996.

FRYE, Northrop. O Caminho Critico. São Paulo: Perspectiva, 1973.

LOTMAN, Iuri M. La Semiosfera. Semiótica de la Cultura y del Texto. Vols. I e II. Madrid: Cátedra, 1996.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1993.

ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu Funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

_________________O Discurso Fundador. Campinas: Pontes, 1993.

_________________As Formas do Silêncio. Campinas: Unicamp, 1993.

ROSENFELD, Anatol. Teatro Épico. São Paulo: Desa, 1965.

_________________Prismas do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral (1880-1980), Rio de Janeiro: Zahar, 1982

________________Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introduction à l'analyse du Théâtre. Paris: Dunod, 1996.

STAN, Robert. Bakhtin: Da Teoria Literária à Cultura de Massa. São Paulo: Ática, 1992.

UBERSFELD, Anne. Semiótica Teatral. Madri: Cátedra, 1993.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Garcia, M. C. (2024). O conceito de polifonia na linguagem e sua proximidade com a crítica de arte e à encenação teatral épica. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 3(1). https://doi.org/10.5902/2175497790335

Número

Sección

Artigos Livres