Animação e captura de movimentos:Uma revisão integrativa de literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787583

Parole chiave:

Animação, Captura de movimentos, Revisão integrativa

Abstract

O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido desenvolvido nos últimos cinco anos sobre animação e captura de movimentos, bem como as lacunas entre tais abordagens. Destaca a preocupação crescente com eficiência e redução de custos, evidenciada por pesquisas que abordam o tempo de produção e propõem soluções por meio de novas ferramentas e fluxos de trabalho otimizados. Além disso, há uma crescente preocupação social, com estudos sobre acessibilidade e preservação cultural, incluindo a tradução de discursos em linguagem de sinais e a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial por meio de avatares animados. No entanto, são identificadas lacunas na pesquisa atual, como a falta de estudos aplicados à cultura brasileira e a acessibilidade para grupos além das pessoas com dificuldades auditivas. Destaca-se a ausência de pesquisas sobre jogos e animações educacionais, de conscientização ou relacionadas à prestação de serviços.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Cristina Alves Piza Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Cinema. Aluna de iniciação cientifica no NGD-LDU na UFSC com foco no estudo da utilização da captura de movimento por sensores inerciais na área da Animação

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Com uma abordagem Interprofissional vem desenvolvendo atividades integradas entre Design, Engenharia e Saúde, (IDES) e áreas afins. Participa dos programas de pós-graduação em Design (6) e Engenharia de Produção (6) ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). Atualmente é pesquisador CNPq PQ 1A. Atuou como Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA Design), do Grupo Assessor Especial (GAE CAPES) e foi Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). É Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES). Dentre os principais temas de atuação está a ergonomia, produtos, processos, serviços, gestão de design, tecnologia assistiva e sistemas complexos, com ênfase em tecnologia (instrumentação tecnológica)

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Membro do Comitê de Assessoramento da área Design - CNPq. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua nos cursos de Graduação em Design (Industrial e Gráfico). Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Recebeu o Prêmio CAPES de TESE (2020) como orientadora, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Possui formação em Processos Grupais e Coordenação de Equipes. Membro do Núcleo de Gestão de Design (NGD) e do Laboratório de Design e Usabilidade (LDU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Projetos em parceria com a UFPE (Terapia Ocupacional e Engenharia), UFPB (Design). Possui como foco de pesquisa: Gestão de Design; Design e Saúde; Design Centrado no Ser Humano; Tecnologia Assistiva; Design Universal/Inclusivo em Produtos e Serviços. Lidera o grupo de pesquisa Design centrado no Ser Humano: interprofissionalidade uma abordagem em projetos.

Riferimenti bibliografici

Aires, Daniel Silva. Choreobox: objetos hipercoreográficos ou partículas do tempo em dança. 2022. 292 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

Andaló, Flávio. Desenvolvimento de procedimentos para utilização da captura de movimentos aplicada em personagens 3D. 2019. 207 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019

Benjamin Niay, Anne-Hélène Olivier, Katja Zibrek, Julien Pettré, and Ludovic Hoyet. 2020. Walk Ratio: Perception of an Invariant Parameter of Human Walk on Virtual Characters. In ACM Symposium on Applied Perception 2020 (SAP '20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 18, 1–9. https://doi.org/10.1145/3385955.3407926

Bento, A. Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JA, ano VII, n. 65, p. 42-4, 2012. Disponível em: http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017

Berson, Eloïse et al. Intuitive Facial Animation Editing Based On A Generative RNN Framework. Computer Graphics Forum, [S.L.], v. 39, n. 8, p. 241-251, 24 nov. 2020. Mensal. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/cgf.14117.

Cadi Yazli N, Baka E, Magnenat-Thalmann N, Kaplanidi D, Partarakis N, Karuzaki E, et al. Modeling craftspeople for cultural heritage: A case study. Comput Anim Virtual Worlds. 2022;33(3-4):e2075. https://doi.org/10.1002/cav.2075

Echer, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001.

FARIA, Francisca Lowndes de Abreu Teixeira de. O Impacto da Animação Híbrida no Futuro da Animação. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design e Cultura Visual, Iade - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, Lisboa, Portugal, 2022

Fraser, A. D., Branson, I., Hollett, R. C., Speelman, C. P., & Rogers, S. L. (2022). Expressiveness of real-time motion captured avatars influences perceived animation realism and perceived quality of social interaction in virtual reality. Frontiers in Virtual Reality, 3, Article 981400. https://doi.org/10.3389/frvir.2022.981400

H. Yun, J. L. Ponton, C. Andujar and N. Pelechano, "Animation Fidelity in Self-Avatars: Impact on User Performance and Sense of Agency," 2023 IEEE Conference Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR), Shanghai, China, 2023, pp. 286-296, doi: 10.1109/VR55154.2023.00044

Jang, Deok‐Kyeong; LEE, Sung‐Hee. Constructing Human Motion Manifold With Sequential Networks. Computer Graphics Forum, [S.L.], v. 39, n. 6, p. 314-324, 27 maio 2020. Mensal. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/cgf.14028.

J. Hwang, S. Ishii, T. Kwon and S. Oba, "Modularized Predictive Coding-Based Online Motion Synthesis Combining Environmental Constraints and Motion-Capture Data," in IEEE Access, vol. 8, pp. 202274-202285, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3036449

John Mcdonald, Michael Filhol. Natural Synthesis of Productive Forms from Structured Descriptions of Sign Language. Machine Translation, 2021, ff10.1007/s10590-021-09272-2ff. ffhal-03721229f

Johnston, Ollie, and Frank Thomas. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1981.

Kerlow, I. V. - The Art of 3D Computer Animation and Effects (fourth edition), 2009.

Kitagawa, M.; WINDSOR, B. MoCap for Artists. Workflow and Techniques for Motion Capture. Oxford, Focal Press, 2008.

Lasseter, John. Principles of Traditional Animation Applied to 3D Computer Animation. Computer Graphics, Nova Iorque, v. 21, n. 4, p.35-44, jul. 1987

Memar Ardestani M, Yan H. Noise Reduction in Human Motion-Captured Signals for Computer Animation based on B-Spline Filtering. Sensors. 2022; 22(12):4629. https://doi.org/10.3390/s22124629

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz et al. O USO DA TERMOGRAFIA E CAPTURA DE MOVIMENTOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um estudo de caso. Ergodesign & Hci, [S.L.], v. 7, n. , p. 64, 31 dez. 2019. Revista Ergodesign e HCI. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iespecial.1307.

M. Gonzalez-Franco et al., "MoveBox: Democratizing MoCap for the Microsoft Rocketbox Avatar Library," 2020 IEEE International Conference on Artificial Intelligence and Virtual Reality (AIVR), Utrecht, Netherlands, 2020, pp. 91-98, doi: 10.1109/AIVR50618.2020. 00026..

Morris, Philip I.; RODRIGUEZ-AMAT, Joan Ramon. Collaborative Design in Kinetic Performance: safeguarding the uilleann pipes through inertial motion capture. Multimodal Technologies And Interaction, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 97, 7 nov. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/mti6110097.

Partarakis, N.; Zabulis, X.; Chatziantoniou, A.; Patsiouras, N.; Adami, I. An Approach to the Creation and Presentation of Reference Gesture Datasets, for the Preservation of Traditional Crafts. Appl. Sci. 2020, 10, 7325. https://doi.org/10.3390/app10207325

Partarakis, N.; Zabulis, X.; Foukarakis, M.; Moutsaki, M.; Zidianakis, E.; Patakos, A.; Adami, I.; Kaplanidi, D.; Ringas, C.; Tasiopoulou, E. Supporting Sign Language Narrations in the Museum. Heritage 2022, 5, 1-20. https://doi.org/10.3390/heritage5010001

Roberts, Richard et al. Optimal and interactive keyframe selection for motion capture. Siggraph Asia 2019 Technical Briefs, [S.L.], v. 18, n. 26, p. 1-4, 4 dez. 2018. Anual. ACM. http://dx.doi.org/10.1145/3283254.3283256

Root, John. What is motion capture? In: OKUN, Jeffrey A.; ZWERMAN, Susan. The VES Handbook of Visual Effects: Industry Standard VFX Practices and Procedures. Burlington, Ma: Focal Press, 2010. Cap. 4. p. 335-336.

Souza, Raphael Argento de. Do realismo ao cartum: sistematização de um modelo de conversão para captura de movimentos. 2019. 249 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

Sung M, Kim Y. GPU-based Fast Motion Synthesis of Large Crowds Using Adaptive Multi-Joint Models. Symmetry. 2019; 11(3):422. https://doi.org/10.3390/sym11030422

Sun, Kaiqiang. Research on Dance Motion Capture Technology for Visualization Requirements. Scientific Programming, [S.L.], v. 2022, n. 2062791, p. 1-8, 17 nov. 2022. Anual. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2022/2062791.

Teixeira, E. et al. (2014). RIL métodos de revisão. Revista de Enfermagem da UFPI , 2(5), 3.

Van Opdenbosch, Paul M. Towards a Conceptual Framework for Abstracted Animation Derived from Motion Captured Movements. Animation, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 244-261, 13 jul. 2022. Trimestral. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/17468477221102499

Wells, B. (2011), ‘Frame of reference: toward a definition of animation’, Animation Practice, Process & Production 1: 1, pp. 11–32, doi: 10.1386/ap3.1.1.11_1

Wells, P.. Understanding Animation, London, Routledge, 1998.

Wang, Huaijun; DU, Dandan; LI, Junhuai; JI, Wenchao; YU, Lei. A Cyclic Consistency Motion Style Transfer Method Combined with Kinematic Constraints. Journal Of Sensors, [S.L.], v. 2021, n. 5548614, p. 1-17, 29 jun. 2021. Anual. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2021/5548614.

Will, Ackley Dias. Modelagem e síntese de aspectos faciais da Língua de Sinais Brasileira para avatares sinalizantes. 2021. 128 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

Williams, Richard. The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles, and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion, and Inter. Londres: Faber & Faber, 2001. 379 p.

Xu, Chenxu et al. KeyFrame extraction for human motion capture data via multiple binomial fitting. Computer Animation And Virtual Worlds, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 199-203, 14 dez. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/cav.1976.

Y. Liu, G. Wang, and N. Wei, “Motion Capture Technology of Digital Animation Art Based on Machine Learning,” International Transactions on Electrical Energy Systems, vol. 2022, Article ID 4857250, 13 pages, 2022.

Zhiqi Yin, Zeshi Yang, Michiel van de Panne, and KangKang Yin. 2021. Discovering Diverse Athletic Jumping Strategies. ACM Trans. Graph. 40, 4, Article 91 (August 2021), 17 pages. https://doi.org/10.1145/3450626.3459817.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-08-24

Come citare

Cristina Alves Piza Duarte, A., Izaquiel Paulo, I., Andrés Díaz Merino, E., & Schmidt Alves Díaz Merino, G. (2025). Animação e captura de movimentos:Uma revisão integrativa de literatura. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 24(52), e024006. https://doi.org/10.5902/2175497787583

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres