Ver, nombrar, reconstruir: una conversación con mujeres de Brasil y Mozambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497786176

Palabras clave:

Comunicação e mídias sociais, Experiência sociopolíticas, Mulheres Brasileiras e Moçambicanas

Resumen

Este texto apresenta um estudo centrado  nos usos das redes sociais por mulheres. A análise baseia-se em relatos fornecidos por mulheres brasileiras e moçambicanas, cuja problematização foi orientada por teorias da Comunicação e Estudos Decoloniais, dentro de um quadro metodológico feminista.  O objetivo principal da pesquisa foi investigar de que maneira as experiências e práticas de comunicação nas redes sociais contribuem para a organização e ampliação da capacidade de autoexpressão dessas mulheres. Podemos afirmar que mídias sociais e a comunicação se consolidam como um direito através do uso e produção das informações proporcionando às mulheres a oportunidade de encontrar sua própria voz e de escutar as vozes de outras mulheres. Esses espaços também são percebidos como condições afetivas para a existência, resistência e reafirmação da identidade, permitindo que as mulheres se posicionem como sujeitos pertencentes e capazes de nomear suas experiências na primeira pessoa.

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Biografía del autor/a

Vera Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Profesora adjunto del Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Federal de Santa María - campus Frederico Westphalen/RS. Investigadora feminista. Trabaja en cursos de Relaciones Públicas y Periodismo.

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Martina - UFSM

Profa. Visitante do Prog. Pós-graduação em Jornalismo e Mídias Digitais da Universidade Pedagógica de Maputo\MZ

Coordenadora do Núcleo Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores e profissionais em Educomunicação.


     

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Publicado

2024-03-08

Cómo citar

Martins, V., & Rosa, R. (2024). Ver, nombrar, reconstruir: una conversación con mujeres de Brasil y Mozambique. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497786176

Número

Sección

Dossiê Comemorativo da edição n.50: Educomunicação e interculturalidade nas relações Brasil – Moçambique