O papel do consumo dos media pelos jovens portugueses na emergência de uma consciência europeia

Autores/as

  • Carlos Reis Universidade de Aveiro
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro
  • Vania Baldi Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777533

Palabras clave:

Media, Bens Culturais, Consciência Europeia, Jovens Portugueses, Juventude

Resumen

Qual o papel dos media na construção da consciência europeia dos jovens portugueses? Os jovens de hoje estão permanentemente imersos em dinâmicas de consumos culturais ambivalentes: suspensos entre as experiências da apropriação, da partilha e do simples entretenimento mediático. Estão colocados, portanto, numa aparente situação privilegiada de acesso aos variados conteúdos culturais e ao estabelecimento de relacionamentos transfronteiriços. Em potência a vivência neste contexto mediático deveria incrementar o conhecimento que os jovens europeus, (e os jovens portugueses em particular) detêm uns dos outros e ser uma oportunidade para o desenvolvimento do respeito, do reconhecimento e curiosidade mútuo, do pluralismo, da liberdade e da cooperação. Existirá um uso especificamente europeu da linguagem transversal dos media, capaz de tornar os jovens europeus mais próximos apesar da pluralidade linguística e sociocultural de cada país, de modo particular os jovens portugueses?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Reis, C., Oliveira, L., & Baldi, V. (2012). O papel do consumo dos media pelos jovens portugueses na emergência de uma consciência europeia. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777533

Número

Sección

Dossiê Temático: Mídia e Consumo