O papel do consumo dos media pelos jovens portugueses na emergência de uma consciência europeia

Autores

  • Carlos Reis Universidade de Aveiro
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro
  • Vania Baldi Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777533

Palavras-chave:

Media, Bens Culturais, Consciência Europeia, Jovens Portugueses, Juventude

Resumo

Qual o papel dos media na construção da consciência europeia dos jovens portugueses? Os jovens de hoje estão permanentemente imersos em dinâmicas de consumos culturais ambivalentes: suspensos entre as experiências da apropriação, da partilha e do simples entretenimento mediático. Estão colocados, portanto, numa aparente situação privilegiada de acesso aos variados conteúdos culturais e ao estabelecimento de relacionamentos transfronteiriços. Em potência a vivência neste contexto mediático deveria incrementar o conhecimento que os jovens europeus, (e os jovens portugueses em particular) detêm uns dos outros e ser uma oportunidade para o desenvolvimento do respeito, do reconhecimento e curiosidade mútuo, do pluralismo, da liberdade e da cooperação. Existirá um uso especificamente europeu da linguagem transversal dos media, capaz de tornar os jovens europeus mais próximos apesar da pluralidade linguística e sociocultural de cada país, de modo particular os jovens portugueses?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Reis, C., Oliveira, L., & Baldi, V. (2012). O papel do consumo dos media pelos jovens portugueses na emergência de uma consciência europeia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777533

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mídia e Consumo