Contendas de Sentidos: Estratégias de midiatização da doença do ex-presidente Lula

Autores/as

  • Antonio Fausto Neto
  • Aline Weschenfelder

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777018

Palabras clave:

Lula, Enunciação, Circulação, Discursos, Sentidos, Enfermidade

Resumen

A doença da qual foi acometido o presidente Lula, não pairou em “zonas de sombras”, não foi confiada a porta-voz e nem teve o trabalho de sua mediação regulada pelas mídias. Foi um acontecimento cujos processos de produção e de circulação estiveram permeados por lógicas e operações de midiatização, mas a partir de apropriação feitas pela “ação comunicativa” do Instituto Lula. É a partir de suas estratégias que o acontecimento sobre a enfermidade circula entre “novas” e “velhas” mídias; é traduzido para temporalidades dos regimes de discursividades das mídias semanais, e se desloca para os sites noticiosos onde os internautas intervem através da esfera dos comentários. A estratégia não se limitou a “eclosão da enfermidade”, mas também envolveu “a antecipação dos seus efeitos”, através da midiatização da cenas nas quais  Lula se desfaz da barba e do bigode, ato que tem como testemunha - e o seu principal operador -  o fotógrafo do presidente. Se, sobre Tancredo Neves especulou-se sobre sua causa mortis, a enfermidade de Lula não fica na penumbra e nem nas mãos dos plantonistas. É ele quem, por via de operações tecno-discursivas, a escancara. E, dela cuida, cercado é verdade , por seu  bunker midiático

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Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Neto, A. F., & Weschenfelder, A. (2012). Contendas de Sentidos: Estratégias de midiatização da doença do ex-presidente Lula. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549777018

Número

Sección

Artigos Livres