A revista e sua hermenêutica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765772

Palabras clave:

Jornalismo de revista, Ensino de jornalismo, Jornalismo impresso.

Resumen

O texto ensaia uma reflexão sobre o ensino e a prática laboratorial do jornalismo de revista a partir de um contexto de crise no mercado editorial e migração para plataformas digitais. A argumentação se baseia em uma hermenêutica que triangula experiências docentes na área, práticas pedagógicas e editoriais e a atuação professor-leitor com a interação e o engajamento estudante-revista. O texto sugere a potencialidade da revista como um dispositivo pedagógico para o ensino e a prática do jornalismo com foco em quatro dimensões: a revista como memória, como produto, como texto e como materialidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa Capes/Proex. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Alisson Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Publicado

2022-03-31 — Actualizado el 2022-04-21

Versiones

Cómo citar

Dias, M. S. M., & Machado, A. (2022). A revista e sua hermenêutica. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765772 (Original work published 31 de marzo de 2022)

Número

Sección

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista