SOBRE VLOG, YOUTUBE E O TELEVISIVO: MAPEANDO MODOS DE DEFINIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740985

Palavras-chave:

YouTube, Vlog, Modos de definição.

Resumo

Empreende-se reflexão diacrônica dos modos de definição do vlog e do YouTube, a fim de compreender transformações do audiovisual nas ambiências digitais. São mapeadas acepções sobre vlogs e YouTube coletadas em artigos científicos, na imprensa e observadas através da análise de produtos. O esforço de historicizar esses discursos identifica a TV como matriz midiática da formação desse “novo” audiovisual. O estudo aborda a tecnologia como forma cultural, assumindo olhar histórico sobre o fenômeno, e convoca a noção de tecnicidade como dimensão perceptiva da experiência social.

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Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibulidades da UFBA.

Fernanda Gonçalves Caldas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa em Estudos Culturas e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS).

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Publicado

02-12-2020

Como Citar

Freire Gutmann, J., & Gonçalves Caldas, F. (2020). SOBRE VLOG, YOUTUBE E O TELEVISIVO: MAPEANDO MODOS DE DEFINIÇÃO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497740985

Edição

Seção

Artigos Livres