O SILÊNCIO NÃO É A MELHOR ARMA: MISOGINIA E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO GAME LEAGUE OF LEGENDS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740329

Palabras clave:

games, etnografia, misoginia.

Resumen

O objetivo deste artigo é dar voz a um público que vem sendo marginalizado no universo dos games: as mulheres. Analisamos de que maneiras um ambiente sexista estaria contribuindo para invisibilizar a participação das mulheres na indústria dos games e no cotidiano das mulheres que jogam? Para investigar essa questão, selecionamos um jogo, o League of Legends (LoL), distribuído pela Riot Games. As perspectivas teóricas percorrem discussões sobre o papel do marketing, das representações de personagens femininas e da predominância de um “boys club”, que contribuem para a exclusão das mulheres. Com base em observações etnográficas e em entrevistas com jogadoras, argumentamos que as empresas desenvolvedoras de games precisam exercer um papel mais incisivo no combate às práticas misóginas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Meyer Medrado, Universidade Federal Fluminense

Professora e Vice-coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
Professora, Departamento de Comunicação Social
Universidade Federal Fluminense
Co-Investigadora, Rede E-Voices Redressing Marginality
Arts and Humanities Research Council

Adler Moreno Mendes, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano Universidade Federal Fluminense

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
Universidade Federal Fluminense

Publicado

2020-05-09

Cómo citar

Medrado, A. M., & Mendes, A. M. (2020). O SILÊNCIO NÃO É A MELHOR ARMA: MISOGINIA E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO GAME LEAGUE OF LEGENDS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497740329

Número

Sección

Artigos Livres