O SILÊNCIO NÃO É A MELHOR ARMA: MISOGINIA E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO GAME LEAGUE OF LEGENDS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740329

Keywords:

games, etnografia, misoginia.

Abstract

O objetivo deste artigo é dar voz a um público que vem sendo marginalizado no universo dos games: as mulheres. Analisamos de que maneiras um ambiente sexista estaria contribuindo para invisibilizar a participação das mulheres na indústria dos games e no cotidiano das mulheres que jogam? Para investigar essa questão, selecionamos um jogo, o League of Legends (LoL), distribuído pela Riot Games. As perspectivas teóricas percorrem discussões sobre o papel do marketing, das representações de personagens femininas e da predominância de um “boys club”, que contribuem para a exclusão das mulheres. Com base em observações etnográficas e em entrevistas com jogadoras, argumentamos que as empresas desenvolvedoras de games precisam exercer um papel mais incisivo no combate às práticas misóginas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrea Meyer Medrado, Universidade Federal Fluminense

Professora e Vice-coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
Professora, Departamento de Comunicação Social
Universidade Federal Fluminense
Co-Investigadora, Rede E-Voices Redressing Marginality
Arts and Humanities Research Council

Adler Moreno Mendes, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano Universidade Federal Fluminense

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
Universidade Federal Fluminense

Published

2020-05-09

How to Cite

Medrado, A. M., & Mendes, A. M. (2020). O SILÊNCIO NÃO É A MELHOR ARMA: MISOGINIA E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO GAME LEAGUE OF LEGENDS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497740329

Issue

Section

Free Articles