O EDITOR DA FBV E A DESINTRUSÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL: ENUNCIADOS, ENUNCIAÇÕES E CONTEXTO

Autores/as

  • Wenya Alves Alecrim Unip
  • Bárbara Heller Unip

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773020

Palabras clave:

Jornais, indios, discurso,

Resumen

RESUMO

Este artigo concentra-se na análise de discurso de 12 artigos publicados pelo jornal Folha de Boa Vista, durante o processo final de retirada de não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) em 2009. O autor destes artigos é o editor-chefe do jornal, de descendência indígena, que imprimiu em seus textos posicionamento quanto ao assunto, apesar de estar contra a linha editorial do veículo. Em meio a conflitos, foram retirados, em maio de 2009, centenas de pequenos agricultores e grandes empresários exportadores de arroz. Por meio do referencial teórico da análise do discurso apoiada em Mikhail Bakhtin, Dominique Maingueneau e Beth Brait, buscamos entender o contexto no qual foi escrito os textos e ainda que significados e representações produziram.

 

Palavras - chaves: análise do discurso, índios, jornal

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wenya Alves Alecrim, Unip

Mestranda em comunicação pela Unip, São Paulo. Especialista em Telejornalismo pela Estácio de Sá, Rio de Janeiro e graduada em jornalismo pela mesma universidade.

Bárbara Heller, Unip

Professora orientadora da curso Comunicação e Grupos socias da UNIP- São Paulo. Neste artigo é co-autora

 

Publicado

2011-08-20

Cómo citar

Alecrim, W. A., & Heller, B. (2011). O EDITOR DA FBV E A DESINTRUSÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL: ENUNCIADOS, ENUNCIAÇÕES E CONTEXTO. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 10(19). https://doi.org/10.5902/217549773020

Número

Sección

Artigos Livres